sexta-feira - 17/05/2019
Mossoró formaliza termo de cooperação para criação do Parque Tecnológico
Por: Comunicação
Pólo Universitário do semiárido Nordestino, Mossoró concentra uma população universitária e uma cadeia de produção científica e tecnológica que viabiliza a instalação de um Parque Tecnológico. Responsável por promover ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo através de ações planejadas e estruturadas, um parque tecnológico é uma fábrica de novos produtos, serviços e processos, criando empregos mais qualificados e gerando desenvolvimento para cadeia produtiva de toda a região.
Em mais uma iniciativa de inovação, a Prefeita Rosalba Ciarlini assinou na manhã desta sexta-feira (17), o protocolo de intenções que permite a criação do Parque Tecnológico do Oeste Potiguar, em Mossoró. O convênio foi firmado com as Universidades Federal do Semiárido – UFERSA, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Senai, Senac e Sebrae. “Estamos unidos num mesmo pensamento que é o desenvolvimento da cidade de Mossoró. Que passa pelas potencialidades que nós temos. E a disposição de trabalho da nossa gente. Tenho que agradecer as entidades que acreditaram e estão aqui desde o começo para juntos iniciarmos mais essa iniciativa. Nosso Parque Tecnológico vai sair. Construímos juntos e vamos realizá -lo juntos”, frisou a Prefeita.
Um dos idealizadores do projeto, o chefe do departamento de inovação e empreendedorismo da UERN, Frank Felizardo reconhece a visão inovadora e empreendedora do município de Mossoró. “A construção desse projeto que é a instalação de um Parque Tecnológico tem as características de ousadia, visão de futuro. Mossoró, hoje, é um polo de conhecimento, com várias instituições de ensino superior. Uma cidade que tem uma visão imensa de inovação e empreendedorismo”, destacou o chefe do departamento de inovação e empreendedorismo da UERN, Frank Felizardo.
O secretário municipal de Desenvolvimento Ecônomico, Lahyre Rosado Neto, destaca o quanto a inovação e a tecnologia são vetores importantes para desenvolvimento econômico de Mossoró. “Nós temos na região a principal pauta de exportação do Estado, nossa economia é muito representativa para o Rio Grande do Norte. E com a inovação e geração de novas tecnologias, pretendemos agregar valor à indústrias como a salineira, do petróleo, calcário, serviços. Nós já somos um polo educacional e isso facilita a criação desse Parque”, ponderou o secretário.
Lahyre explicou ainda os próximos passos que serão realizados, após a assinatura do termo de cooperação. “Hoje foi dado um passo muito importante, porque daqui, criaremos um grupo de trabalho, que começará na prática a elaborar o projeto para esse Parque Tecnológico. E a gente espera, muito brevemente, apresentar esse projeto às instituições e começar a funcionar”, explicou.