sexta-feira - 20/02/2026

Hospital Municipal ultrapassa 1.500 atendimentos em um mês de funcionamento

Por: Thiago Braga

Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM) Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

A Prefeitura de Mossoró informa que o Hospital Municipal Francisca Conceição da Silva (HMFC) ultrapassou a marca de 1.500 atendimentos, nesta sexta-feira (20). Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a marca foi atingida pouco mais de um mês após a inauguração do equipamento, no último dia 15 de janeiro.

Desde seu funcionamento, a unidade hospitalar já realizou mais de 100 cirurgias eletivas, proporcionando saúde, qualidade de vida e bem-estar para a população. Um importante serviço realizado pela primeira vez em estrutura própria do Município de Mossoró.

A realização de cirurgias eletivas, entre elas, gerais e ginecológicas, reduz a fila de espera, e ainda, evita que as pessoas saíam do município em busca do serviço em outro local. Uma media que garante benéficios aos pacientes e seus familiares.

"Com pouco mais de 30 dias de atendimento, estamos completando 34 dias de atendimento, ultrapassando a marca de 100 cirurgias realizadas, um pouco mais que isso porque nós já realizamos 103 hoje, sexta-feira. Realizamos mais de 1.500 agendamentos durante esses 34 dias para atendimento com especialistas, realização de exames, realização de pequenos procedimentos no hospital municipal", elencou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.

No tocante as pequenas cirurgias, o Hospital Municipal de Mossoró já promoveu mais de 200 procedimentos do tipo. Além disso, cabe destacar a oferta de consultas com mais de 15 médicos especialistas e exames diversos.

CIRURGIAS:

No tocante às cirurgias eletivas, são realizadas cirurgias gerais e ginecológicas. Além disso, procedimentos de pequeno e médio porte com organização e segurança, visando a redução no tempo de espera.

ESPECIALISTAS:

No equipamento, as consultas contemplam as áreas: clínica médica; cardiologia; endocrinologia; geriatria, pediatria; psiquiatria; ortopedia; urologia; ginecologia; mastologia; dermatologia; gastroenterologia; angiologia/vascular; otorrinolaringologia; proctologia.

EXAMES:

No complexo hospitalar, a população tem a oferta de exames, tais como: eletrocardiograma; ecocardiograma; ultrassonografias; citologia oncótica; colposcopia; biópsias.

ESTRUTURA:

Para garantir assistência qualificada e segura, o complexo hospitalar conta com centro cirúrgico estruturado, composto por 3 salas cirúrgicas, áreas de pré e pós-anestesia, radiologia, esterilização e apoio técnico, bem como enfermarias femininas e masculinas para internação. A unidade também dispõe de postos de enfermagem, farmácia e ambientes de apoio administrativo e operacional, além de áreas de repouso para os profissionais de saúde, consolidando um equipamento público preparado para oferecer atendimento humanizado e de excelência à população.  

O hospital conta com ambientes totalmente adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, atendendo plenamente às normas de acessibilidade. Entre os espaços adequados estão consultórios acessíveis, consultório ginecológico adaptado, banheiros para pessoas com deficiência, áreas de circulação amplas, sinalização adequada e mobiliário compatível, garantindo autonomia, segurança e dignidade a todos os usuário.

Ademais, o hospital possui gerador de energia, usina de oxigênio. O hospital também dispõe de energia solar, mostrando o viés de sustentabilidade.

Um hospital moderno com prontuário eletrônico, garantindo a informatização e painel eletrônico para chamamento de pacientes.

Anterior