terça-feira - 19/08/2025
Mossoró abre "Semana do Bebê" com foco na alimentação saudável e sustentável
Por: Thiago Braga
A Prefeitura de Mossoró realizou solenidade de abertura oficial da "Semana do Bebê" 2025, nesta terça-feira (19), no Centro Administrativo da Cidadania Prefeito Alcides Belo. O evento abordou a importância da alimentação complementar saudável e sustentável na primeira infância.
O seminário de abertura trouxe como tema "Alimentação, Saúde e Meio Ambiente: promovendo hábitos alimentares que beneficiem a criança, a família e o planeta”. Uma oportunidade para formação de agentes multiplicadores na disseminação dos conhecimentos e fortalecimento da rede.

"Quando a gente incentiva as mamães ao aleitamento materno, promovemos segurança alimentar do bebê, como também uma melhora no pós-parto para essa mãe. A importância dessa semana é justamente trabalhar com as mães a melhor alimentação para os nossos bebês e ter esse cuidado nessa fase da primeira infância, adotando bons hábitos para toda a vida da criança", destacou Morgana Dantas, secretária municipal de Saúde.
A “Semana do Bebê” é uma iniciativa de mobilização social pela primeira infância, realizada anualmente em diversas cidades do Brasil, visando promover a atenção e os cuidados necessários para crianças de até 6 anos, enfatizando a importância de garantir o desenvolvimento integral desde os primeiros anos de vida. A iniciativa busca tornar a sobrevivência e o desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios.

"Nós estamos comemorando o 'Mês da Primeira Infância'. Hoje, está sendo a abertura da 'Semana do Bebê', num trabalho conjunto da Assistência Social, Saúde e Educação, onde uma área precisa da outra para que o processo se desenvolva. Um trabalho em parceria muito importante para que as ações cheguem a quem realmente mais necessita", declarou Shirley Targino, secretária municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude.
A abertura do evento trouxe a participação de alunos da Unidade de Educação Infantil (UEI) Amélia Ferreira, com apresentação cultural da música "A Dança das Frutas". "É momento de ação e reflexão sobre a importância da primeira infância, por isso estamos aqui com a Educação, nesse trabalho intersetorial com a Assistência Social e com a Saúde. Esse ano tem uma proposta importante, que é pensar nessa questão da alimentação, trazer essa alimentação saudável para se debater nas escolas, principalmente, é uma forma também de fazer com que o trabalho da escola reflita nas famílias, reflita na comunidade", pontuou Leonardo Dantas, secretário municipal de Educação.

Na programação de abertura, a nutricionista Giovana Sousa palestrou sobre "Alimentação Saudável e Sustentável na Primeira Infância". "Logo nos primeiros anos da vida, a gente começa a moldar alguns comportamentos. Por isso, é crucial já iniciar essas práticas de alimentação saudável e sustentabilidade em conjunto, porque são políticas que se atravessam. A medida que a gente começa a trabalhar esses conceitos logo na primeira infância, a gente consegue tratar essas questões por mais tempo. Comportamentos que vão também perdurar até a vida adulta. Não é só o comer saudável, comer bem, mas aliar isso a também preservar o meio ambiente", explicou.
Além disso, o evento trouxe uma oficina sobre temperinhos com as nutricionistas Luanda Mezaad e Ivana Moraes; Noções de cultivo de plantas alimentícias em pequenos espaços com Centro de Produção de Mudas; Feira de Orgânicos da Agricultura Familiar; Entrega de mudas frutíferas.

Participaram do evento: profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS): enfermeiros, médicos, assistentes sociais; nutricionistas residentes, nutricionistas, assistentes sociais, educadores físico das equipes E-Multi; profissionais do Ambulatório Materno Infantil (AMI); profissionais do Centro Especializado de Reabilitação (CER); profissionais da Maternidade Almeida Castro; profissionais da UTI pediátrica; Banco de Leite; profissionais da Assistência Social e Educação.
