terça-feira - 19/08/2025

Projeto de Musicalização Infantil conta com reforço da Orquestra Sinfônica de Lisboa- Portugal

A segunda etapa de formação prática destinada aos professores e coordenadores realizada no sábado (16), foi conduzida pelo maestro Miguel Pernes

Por: Sayonara Amorim

Divulgação/PMM Divulgação/PMM

O projeto de Musicalização Infantil que será introduzido na Rede Municipal de Ensino pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), dentro do programa “Mossoró Cidade Educação”, contou com o reforço técnico da Orquestra Sinfônica de Lisboa- Portugal. A segunda etapa de formação prática destinada aos professores e coordenadores realizada no sábado (16), foi conduzida pelo maestro Miguel Pernes, e contou também com a participação de professores de música da rede municipal e alguns pedagogos.

A primeira etapa de formação do projeto de Musicalização Infantil – A Trilha dos sons: ouvir, sentir e criar aconteceu no último dia (7). Todas as etapas estão sendo acompanhadas pela Coordenadoria de Educação Infantil da SME.    

O projeto é desenvolvido pela SME, através da Coordenadoria de Educação Infantil e deverá se estender a todas as Unidades de Educação Infantil. Inicialmente estão sendo trabalhados dois polos que atendem a oito unidades, com os professores em sua totalidade, desde a turma do berçário, crianças de 0 a 1 ano e 11 meses até o infantil II, crianças de 5 anos.

Coordenadora da Educação Infantil da SME, Marta Guedes ressalta a importância da formação dos professores e coordenadores para atuação no projeto. “A importância da formação para os nossos professores da rede municipal com o maestro Miguel da Orquestra Sinfônica de Lisboa vem como uma estratégia para enriquecer o currículo que será trabalhado com nossas crianças da Educação Infantil dentro do Projeto de Musicalização. A formação é um serviço pensado com cunho educativo trazendo na bagagem a possibilidade de ser desenvolvido na sala de referência, com ou sem instrumentos, levando a criança a dominar ritmos e sons que posteriormente elas terão a capacidade de interagir com o espetáculo: O Pequeno Príncipe”, destacou Marta.

Ainda conforme a coordenadora Marta, a segunda etapa da formação apresentou um novo gênero musical, antes não trabalhado pela Orquestra: Teatro Musical. A partir desta nova proposta, no dia 10 de setembro acontecerá uma apresentação no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

De acordo com Calima Carneiro - assessora de Relações Internacionais da Orquestra Sinfônica de Lisboa, é muito satisfatório participar desse projeto junto à SME de Mossoró. “É muito gratificante para nós podermos estrear em Mossoró com tanto acolhimento e receptividade, tanto para conosco, como para o projeto de Concerto Sinfônico Participativo”, revelou Celina.

Supervisora técnica-pedagógica da SME, Marcia Núbia da Silva Oliveira destaca a grandiosidade do projeto para os alunos e para todos os envolvidos. “Acho uma oportunidade única e uma experiência inesquecível para as crianças e jovens estudantes da Rede Municipal de Ensino porque é uma forma de eles viverem a diversidade cultural e perceberem que a música vai além do que está no dia a dia, sem contar que essa experiência deixará memórias afetivas duradouras para eles”, acrescentou Marcia Núbia.

Para o secretário municipal de Educação, Leonardo Dantas, o projeto de Musicalização Infantil tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas nas crianças. “Esse projeto visa também trabalhar as questões comportamentais do desenvolvimento social quando promove a interação com os colegas. Portanto, a musicalização tem uma importância gigante no desenvolvimento de nossas crianças por isso está sendo implantada nas UEIs. A música como instrumento de transformação das práticas educativas dentro das nossas salas de aula. Nesse projeto, os alunos têm a oportunidade de interagir com os instrumentos, com a música e interagir entre eles”, frisou o secretário.

Anterior Próximo