segunda-feira - 18/11/2019

Ministério da Agricultura inicia auditoria para nova etapa do selo SISBI

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) inicia nesta segunda-feira, 18, e segue até o dia 22 a realização de uma auditoria no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), com objetivo de buscar equivalência federal na fiscalização de produtos de origem animal e vegetal, conforme o que determina o selo SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção dos Produtos de Origem Animal). Com a equivalência, Mossoró passará a ser o primeiro município do Nordeste a contar com o selo.

“O SIM solicitou essa auditoria pois caso consigamos essa equivalência, os produtos produzidos e inspecionados em Mossoró poderão ser comercializados em todo território nacional. Um ganho significativo para o município, que cumpre mais uma etapa para o SISBI”, destacou a gerente executiva de Agricultura, Fátima Vale.

O SIM é vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural e é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal e vegetal, minimamente processados.

Em Mossoró o SIM existe oficialmente desde 2003. Atualmente conta com uma equipe composta por médicas veterinárias e engenheiro agrônomo, com 10 indústrias cadastradas, sendo estas nove de origem animal e uma de origem vegetal.

“Com esse registro, o produtor tem vantagens em relação à concorrência, garantia de segurança alimentar e na participação de programas oficiais de compra direta”, concluiu Fátima Vale.

Com o SISBI, o objetivo é incentivar o desenvolvimento econômico e a segurança dos alimentos, através do combate à clandestinidade dos produtos de origem animal em Mossoró. A ideia é que a cidade conte com um serviço de visibilidade nacional, atraindo a instalação de novas indústrias, alavancando a geração de emprego e renda.