quarta-feira - 24/05/2017
Encontro discute implantação de rede de atendimento às vítimas de violência sexual
Por: Comunicação
O Secretário Municipal de Saúde, Benjamin Bento, acompanhou o promotor Olegário Gurgel em visita técnica à Maternidade Almeida Castro, na manhã desta quarta-feira, 24. Na oportunidade, foi realizada uma reunião para discutir a implantação de um Centro de Referência Integrado de atendimento à mulheres e crianças vítimas de violência sexual.
A ideia é envolver saúde, educação, assistência social e judiciário em uma ação conjunta de acolhimento a mulheres e crianças vítimas de violência sexual. "O objetivo é otimizar e humanizar o atendimento às pessoas, em especial menores, vítimas deste tipo de agressão", frisa o promotor Olegário Gurgel.
No encontro, foi discutida a proposta da Maternidade Almeida Castro ser um local de atendimento e acolhimento destas pessoas. Após passar por um atendimento multiprofissional, a vítima seria encaminhada para a rede de assistência do município para acompanhamento.
O secretário Benjamin Bento reforçou que o município já dispõe de uma rede de atendimento de pessoas vítimas de violência sexual. Para ele, a proposta da promotoria é uma oportunidade de discutir e aperfeiçoar o serviço.
"A Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atuam como ponto de acolhimento de pessoas vítimas deste tipo de violência. Além disso, temos toda uma rede na saúde e no desenvolvimento social para oferecer a assistência necessária a estas pessoas", frisa o secretário. Ele lembrou ainda que com reabertura do Ambulatório Materno Infantil (AMI), houve significativa melhoria no atendimento especializado voltado para a mulher, e estes serviços podem contribuir com as ações da rede de atendimento e assistência às vítimas de violência.
O promotor Olegário Gurgel propôs um novo encontro para apresentar o projeto da rede integrada de atendimento às vítimas de violência e fluxo de atendimento nos espaços da saúde e assistência social. A data da reunião será definida posteriormente.