sábado - 07/05/2022

Mais de 500 bovinos são vacinados contra a febre aftosa na primeira semana de campanha em Mossoró

Por: DIRETI

A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU) divulgou os números da primeira semana da campanha de vacinação contra a febre aftosa na região. Nesses primeiros dias de ação, foram vacinados 530 animais em várias comunidades rurais do município.

A vacinação é garantida pela Prefeitura de Mossoró em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), por meio do Hospital Veterinário. A campanha contra a febre aftosa seguirá até o dia 31 deste mês e a meta, segundo o secretário municipal de Agricultura Faviano Moreira, é vacinar aproximadamente 4 mil animais.

Nessa primeira etapa, a vacinação está sendo destinada aos bovinos de todas as idades. A segunda etapa está prevista para acontecer no mês de novembro onde a vacinação deverá contemplar os animais de 0 a 24 meses. O programa de vacinação contra a febre aftosa em Mossoró garante a imunização aos produtores com até 25 cabeças de gado.

As ações da campanha acontecem de segunda a sexta-feira com duas equipes compostas por veterinários e estagiários do curso de veterinária da Ufersa. De acordo com levantamento da SEADRU, mais de 600 produtores familiares de 120 comunidades rurais de Mossoró serão beneficiados.

Segundo o secretário Faviano Moreira, há mais de dez anos não há registro da doença na região e reforça que a campanha e a adesão dos criadores vem contribuindo para este resultados. A febre aftosa é uma doença causada por vírus que provoca febre e afta no animal, principalmente na boca e entre os cascos.

CALENDÁRIO - Na segunda-feira (9), a vacinação vai acontecer nas seguintes comunidades: PA Nova Esperança (São José); PA Sol Nascente; PAMN; Barrinha; PA Fazenda Nova; PA Terra Nossa e PA Santa Elza. Na terça-feira (10), as equipes vão vacinar os rebanhos das localidades: Senegal, Bom Destino, PA Recanto da Esperança (Alagoinha); Arisco I e II; Lajedo; Oiticica e Florânia.