quinta-feira - 05/09/2019

Mais de 1.100 famílias são beneficiadas pelo programa Criança Feliz em Mossoró

Por: Comunicação

Em Mossoró são 1.119 famílias acompanhadas pelo programa Criança feliz, que tem como objetivo ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando a família e contexto de vida.

O Criança Feliz é um programa do Governo Federal e foi instituído por meio do Decreto n° 8.869, de 05 de outubro de 2016, tendo como funcionamento a Lei n° 13.257, de 08 de março de 2016, que trata do Marco Legal da Primeira Infância, período que abrange os seis primeiros anos completos, ou seja, os 72 meses de vida da criança.

https://www.flickr.com/photos/prefeiturademossoro/48684902042/in/dateposted-public/

Os visitadores são capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura, etc. Para participar do programa, é preciso manter os dados atualizados no Cadastro Único e seguir os critérios determinados pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

De acordo com dados da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude, 15.697 visitas já realizadas pelas equipes desde que o programa foi retomado, em 2018. São beneficiadas crianças de 0 a 6 anos, e gestantes.

https://www.flickr.com/photos/prefeiturademossoro/48684391228/in/dateposted-public/

Hoje acontece em seis Centros de Referência em Assistência Social (CRASs), nos bairros: Sumaré, Alto de São Manoel, Santo Antônio, Barrocas, Abolição e Belo Horizonte. “O objetivo do programa é justamente esse acompanhamento para as crianças de até 6 anos, beneficiadas pelo Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC), fortalecendo o vínculo familiar, para que no futuro eles tenham uma profissão e cidadania”, explicou Cyrnale Priscila, assistente social responsável pelas visitações.

Jucilene Fonseca é mãe de Júlia e Sara. Esta segunda tem dois anos e é beneficiada pelo programa e os atendimentos dos visitadores tem mudado o comportamento da criança. “Este é o primeiro ano dela na escola e como desde o ano passado ela já era acompanhada, quando começou a estudar já sabia algumas coisas como as cores, as formas geométricas. Me ajudou bastante com relação ao desenvolvimento dela”, destacou.

https://www.flickr.com/photos/prefeiturademossoro/48684733646/in/dateposted-public/
Tags:
Anterior Próximo