domingo - 19/05/2024

“Maio Amarelo”: 3ª edição do Passeio Ciclístico reúne 1,5 mil participantes

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró realizou na manhã deste domingo (19) a 3ª edição do Passeio Ciclístico durante programação do “Maio Amarelo”. O evento, cujo objetivo é conscientizar à população sobre a necessidade de um trânsito seguro, reuniu 1,5 mil participantes e arrecadou alimentos que serão doados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

“Terceiro passeio ciclístico, e a cada ano está crescendo. Começamos com 500 participantes, depois fomos para mil pessoas e agora 1,5 mil pessoas contribuindo também com essa ação tão importante, a doação de alimentos para o Rio Grande do Sul. Foi um passeio leve, com a participação de crianças, jovens, adultos e idosos também”, destacou Luís Correia, diretor-executivo de Mobilidade Urbana.

Foto: João Batista (Secom/PMM)

Juliana Roberta Menezes e o filho Henrique Roberto Menezes acompanharam todo o percurso de 10 km, com saída em frente ao Teatro Municipal Dix-huit Rosado. “Eu acho muito importante o esporte, tanto na vida do adulto quanto da criança, por isso sempre trago ele (o filho), nos passeios, nas corridas, sempre o incentivo a participar”, disse Juliana. “Eu gosto de pedalar e estou gostando daqui”, afirmou o pequeno Henrique, de 9 anos.

Pablo Kauê

A presença das crianças foi marcante no Passeio Ciclístico. Pablo Kauê, 13 anos, fez questão de participar, ao lado dos amigos. “Pedalo sempre com meus amigos e hoje decidi vir para esse passeio, que acho muito importante pelo motivo relacionado ao trânsito. Achei muito interessante”, contou.

Pelo segundo ano consecutivo, Maria de Fátima e Francisca Iva se inscreveram no Passeio Ciclístico. Elas elogiaram a iniciativa da Prefeitura de Mossoró. “É uma ótima iniciativa, até essa arrecadação de alimentos para quem está no meio das enchentes. A primeira vez que a gente vem já vai gostando. Espero que tenhamos mais nos próximos anos”, comentou Maria de Fátima.

Maria de Fátima

“Participei ano passado e retornei, graças a Deus. Gosto muito de pedalar. É bom para a saúde, para a mente, sinto-me melhor quando estou pedalando, tenho mais disposição. Eu vivia cheia de dores, e acabaram as dores. Graças a Deus está tudo bem”, complementou Francisca Iva.

Para Velúzia de Souza, a participação no Passeio Ciclístico de 2024 representou uma grande vitória. Ela conta que na primeira edição do evento, em 2022, teve a companhia do filho, que faleceu em setembro daquele ano.

“Toca muito o meu coração, porque no primeiro pedal da Prefeitura, que foi maravilhoso, meu filho estava comigo. Depois que ele morreu, eu abandonei a bicicleta e não tinha mais motivação, mas precisamos olhar para a frente e eu estou aqui. Que todos se motivem através da bicicleta, porque é uma fonte de cura, é uma fonte de libertação”, falou, emocionada.

Foto: João Batista (Secom/PMM)

O percurso do Passeio Ciclístico da campanha “Maio Amarelo”, que este ano trabalha a temática “Paz no trânsito começa com você”, contemplou localidades como as avenidas Rio Branco e Alberto Maranhão, rua Alfredo Fernandes e avenida Presidente Dutra, onde o evento foi encerrado.

“Foi um sucesso. Cerca de 1,5 mil pessoas inscritas, alimentos arrecadados para o Rio Grande do Sul, e nada disso seria tão interessante se a gente não fizesse essa conscientização para diminuir os acidentes e proteger a vida das pessoas no trânsito”, concluiu o secretário municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, Walmary Costa.