domingo - 19/05/2024

“Mossoró Rural”: comunidade Rancho da Caça ganha novo poço após 84 anos

Por: Maricelio Almeida

Após 84 anos, a comunidade rural Rancho da Caça ganhou um novo poço, entregue pela Prefeitura de Mossoró na manhã deste domingo (19). O equipamento tem o dobro da vazão de água do antigo, que havia sido perfurado em 1940. Os moradores da região comemoraram.

“Esse poço chegou aqui em boa hora, porque vai aliviar mais a questão da água”, disse Railton da Silva, que por duas ocasiões foi presidente da associação de moradores da comunidade. “Agora vai ter mais água, se Deus quiser. Estamos felizes com isso”, acrescentou o agricultor Francisco Manoel.

Leandro Vieira também reside no Rancho da Caça e celebrou a perfuração do novo poço. “Muito feliz, vai melhorar muito aqui para a comunidade. Água é vida, não, é? Quanto mais água, melhor”, afirmou, resumindo o sentimento de todos os moradores.

Secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Faviano Moreira explica que o novo poço do Rancho da Caça é resultado das melhorias implementadas por meio dos programas “Mossoró Rural” e “Mossoró Realiza”.

“Mais um da relação dos 10 poços que vão ser perfurados. Aqui é uma comunidade muito antiga em Mossoró, que tem um poço perfurado em 1940, que ainda estava em funcionamento, mas já com a vazão muito reduzida, e parte das casas do Rancho da Caça não tinha água. Agora, o próximo passo é fazer a interligação na rede, realizando a distribuição nas casas onde ainda não há água”, pontuou.

Ações do “Mossoró Rural” fortalecem produtores de Mossoró

Além das melhorias no abastecimento hídrico, o programa “Mossoró Rural” também segue fortalecendo as comunidades, promovendo o desenvolvimento sustentável e apoio à agricultura local. Neste domingo (19), a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) visitou produtores assistidos pela iniciativa do Poder Executivo municipal na região do polo Maísa.

Foto: Secom/PMM

No assentamento Oziel Alves, o “Mossoró Rural” tem auxiliado, por exemplo, o estímulo ao plantio de melão, com resultados positivos já constatados pelos produtores locais e pela própria Seadru. Já no assentamento Paulo Freire, o destaque é o plantio de melancia, também com o suporte técnico do programa executado pela Prefeitura.

“O incentivo é ótimo, porque estávamos precisando. Graças a Deus, com dois anos já nesse projeto, a gente está vendo a diferença, com o apoio para o agricultor plantar as culturas que ele precisa tanto”, destacou Edilson Rodrigues, do assentamento Paulo Freire, acrescentando:

“Aqui estou produzindo a batata vermelha, estou no projeto também da melancia, tenho o algodão agroecológico, cajueiro, hortaliças. A secretaria disponibilizou o técnico e estamos aqui, cada dia mais nos fortalecendo, para a gente caminhar corretamente e ter a melhoria de vida. Hoje temos como plantar e a quem vender, e isso é muito importante”, frisou o produtor rural.

Edilson Rodrigues - Foto: Secom/PMM

“As visitas de hoje foram a produtores ligados à parte de fruticultura, que fazem parte da Agropaf, que foi uma cooperativa criada ainda em 2021, também pelo ‘Mossoró Rural’. Essa cooperativa está em plena produção, inclusive já com contratos assinados, para poder ter a comercialização desses produtos em grandes redes supermercadistas, não só aqui no Estado, mas também fora”, finalizou o secretário Faviano Moreira.

Faviano Moreira