quinta-feira - 03/04/2025
Mães reforçam importância do Programa Incluir na Rede Municipal de Ensino
O Programa Incluir tem como objetivo promover a inclusão nas unidades garantindo a presença de auxiliares de sala de aula que atuarão juntos aos alunos
Por: Sayonara Amorim

Aprovado na manhã desta quarta-feira, 2, o Programa Incluir, criado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), vem sendo motivo de comemoração pelas mães e pais de alunos que necessitam de apoio no ambiente escolar.
O programa tem como objetivo promover a inclusão nas unidades garantindo a presença de auxiliares de sala de aula. Esse novo profissional atuará especificamente como apoio ao professor nas salas que tenham alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Pessoas com Deficiência (PcD).
A criação do programa vem gerando alegria e segurança às mães e pais de alunos, como é o caso da dona de casa Edione da Silva, 55 anos, mãe de João Victor da Silva, 15 anos, aluno do 9º ano da Escola Municipal Professora Celina Guimarães, localizada no bairro Barrocas. Para ela, o programa vai dar mais tranquilidade. “É muito importante esse programa e a gente vai ficar mais tranquila sabendo que tem uma pessoa que vai ajudar a ele no que for preciso”, relatou.
O sentimento de Edione é compartilhado com Ana Paula da Silva, 45 anos, mãe de Abner Ryan da Silva, 12 anos, aluno do 7º ano que tem TEA e TDAH. Ryan também estuda na Escola Celina Guimarães. “Eu me preocupo muito com ele, porque ele não pode ir só ao banheiro e tendo uma pessoa para acompanhá-lo me deixa mais tranquila.
De acordo com o secretário de Educação, Leonardo Dantas, o Programa Incluir vem somar ao trabalho já desenvolvido nas unidades de educação municipal. “O Programa Incluir foi criado para ampliar o apoio para as nossas crianças contribuindo para a participação com acessibilidade à aprendizagem", ressaltou Leonardo.