CRMB realiza atendimentos psicossociais com mulheres vítimas de violência doméstica em Mossoró

Mossoró oferece atendimentos psicossociais por meio de uma rede de apoio do município ou por demanda livre a mulheres vítimas de violência doméstica.

Por: Solange Santos

Fotos: Walmir Alves (Secom/PMM) Fotos: Walmir Alves (Secom/PMM)

Em Mossoró existe o Centro de Referência da Mulher Brasileira (CRMB), operado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc), realizando atendimentos psicossociais por meio de uma rede de apoio do município ou por demanda livre. Também é feito um trabalho de busca ativa dentro dos equipamentos da Proteção Básica de Assistência Social, como o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e também nas Unidades Básicas de Saúde. Dependendo da necessidade, essa busca pode ser realizada em instituições privadas.

“O CRMB tem um atendimento psicossocial com psicólogos e assistentes sociais que podem ser feitos com as duas profissionais. Dependendo da situação, pode ser realizado separadamente. As mulheres podem chegar aqui com demandas espontâneas, por saberem que têm direito a esse serviço. Não precisa ter o Boletim de Ocorrência (B.O), nem a Medida Protetiva, mas caso tenha é bom trazer para que possamos dar agilidade na documentação e encontrar mais meios para ajudá-las, como encaminhar para a Patrulha Maria da Penha, para fazer o acompanhamento”, declarou Maria Manoela, diretora do CRMB.

Após o Ministério Público (MP) visitar o CRMB em outubro de 2024, o número de atendimentos chegou a 134 até o momento. O equipamento conta 54 prontuários abertos e ativos. A diretora ainda explica que os atendimentos podem ser encaminhados por outros órgãos como Delegacia, Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) ou por meio de equipamentos da Prefeitura de Mossoró.

“Também recebemos mulheres encaminhadas da Delegacia, do ITEP e da nossa própria rede municipal como os CRASs, as UBSs. Quando os próprios profissionais identificam a agressão e a mulher não consegue chegar até aqui, nossa equipe vai até o equipamento da rede e realiza o atendimento”, acrescentou.  

Priscilla Martins, gerente de Proteção Social Especial; e Maria Manoela, diretora do CRMB

O objetivo do CRMB é atender mulheres vítimas de violência doméstica sofridas pelo companheiro ou companheira (relações homoafetivas) de todo o município. 

“O CRMB é justamente um centro especializado em atendimento às mulheres de Mossoró, especificamente aquelas que são vítimas de algum tipo de violência em seu âmbito doméstico. Essa violência pode ser de esposo para esposa e também atendemos casais com identidade homoafetiva. Também é importante dizer que esse Centro de Referência, apesar de estar localizado no bairro Santo Antônio, atende toda a cidade”, enfatizou a gerente de Proteção Social Especial, Priscila Martins.

A equipe do CRMB é composta por mulheres que têm a missão de cuidar de outras mulheres, com o intuito de garantir que elas encontrem uma luz no fim do túnel, um fim para a violência sofrida. Um cuidado que a Prefeitura de Mossoró realiza diariamente para resgatar o amor próprio que muitas perdem em meio a dor.

“O objetivo é justamente esse, que a mulher consiga, apesar da violência sofrida, continuar sua vida, resgatando a força esquecida em meio a dor. Que ela consiga se ver além do status de ‘mulher vítima de violência’, mas como uma mulher empoderada e capaz de recomeçar”, concluiu Priscilla Martins.

Anterior Próximo