quinta-feira - 22/01/2026

"Janeiro Branco": CAPS Infantil promove atividades lúdicas no Parque Municipal

Por: Thiago Braga

Foto: Walmir Alves (Secom/PMM) Foto: Walmir Alves (Secom/PMM)

Nesta quinta-feira (22), a Prefeitura de Mossoró realizou mais uma ação da campanha "Janeiro Branco". A programação foi desenvolvida com pacientes, familiares e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil, no Parque Municipal Prof. Maurício de Oliveira.

Atividades lúdicas, recreativas e dinâmicas foram realizadas na manhã especial, ao ar livre. Uma ação que visa promover mais saúde e qualidade de vida.

Thailma Targino, diretora do CAPS Infantil. 

"A campanha 'Janeiro Branco' é movimento muito importante no cuidado com a saúde mental. Aproveitamos a ocasião para falar sobre valorização da vida, qualidade, cuidado, respeito e inclusão. Trouxemos os pacientes para um espaço ao ar livre, em contato com a natureza, fora do prédio para um momento muito rico, um momento muito importante para todos nós", declarou Thailma Targino, diretora do CAPS Infantil.

A campanha “Janeiro Branco” mobiliza instituições públicas e privadas e sociedade para a importância dos cuidados com a saúde mental. É um movimento de conscientização coletiva que fornece orientações e informações à população, quebrando paradigmas e tabus.

Érika Santos, gerente de Saúde.

"Estamos desenvolvendo atividades dentro e fora dos nossos equipamentos. Trabalhamos a questão da autonomia dos pacientes. O paciente tem o direito, ele pode estar em qualquer espaço da sociedade. E esse mês trabalhamos incisivamente nessa questão da saúde mental, trabalhando nessa perspectiva de autocuidado", destacou Érika Santos, gerente de Saúde Mental do município.

Ao longo do ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove diversas atividades nos equipamentos da rede, mas que neste mês elas são intensificadas. A programação contempla palestras, oficinas, minicursos, sessões de cinema, apresentações culturais, atividades físicas e ações de cuidados com a saúde, por exemplo.

Maria Valdinete e sua filha Ana Luiza.

"Essas ações ajudam bastante a criança a se desenvolver, pois ela sai de casa, se socializa. Ela gosta de desenhar, pintar, canta muito bem e aprende bastante com as profissionais do CAPS. Ela já desenvolveu diversas habilidades", contou Maria Valdinete, mãe de paciente.

Em Mossoró, as ações contemplam Unidades Básicas de Saúde (UBSs), zonas urbana e rural. Além disso, haverá programação em equipamentos como: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil; CAPS AD III; CAPS Mariana Neuman Vidal; CAPS Antônio Herculano Soares Oliveira; Hospital Psiquiátrico Dr. Milton Marques de Medeiros; Ambulatório Materno Infantil (AMI).

Anterior Próximo