segunda-feira - 25/10/2021

Implantação do SIGEduc avança com capacitação para equipes gestoras de escolas e UEIs

Por: Maricelio Almeida

O processo de implantação do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc) na rede municipal de ensino de Mossoró avança. Após a conclusão da capacitação dos servidores da Secretaria Municipal de Educação (SME) que irão operacionalizar a ferramenta, as equipes gestoras das unidades de ensino da rede receberão, nesta terça (26) e quarta (27), orientações importantes sobre o sistema, que permitirá, entre outros avanços, a realização de matrículas 100% on-line a partir do ano letivo de 2022.

O treinamento será direcionado a diretores, supervisores e secretários escolares. A capacitação, em formato virtual, é ministrada pela empresa SIG Software e Consultoria, responsável pela criação do SIGEduc e vencedora da licitação para implantação do sistema na rede municipal de ensino de Mossoró. O treinamento também contemplará, posteriormente, os professores.

“A grande vantagem da implementação do SIGEduc é a modernização das rotinas administrativas, sendo que toda a comunidade escolar passará a ter acesso à ferramenta. Teremos, por exemplo, o Portal do Professor, onde haverá o acesso garantido aos diários de classe no formato virtual; o Portal do Aluno, para que os pais possam acompanhar as notas bimestrais dos seus filhos e ainda o Portal de Matrícula, que, em 2022, garantirá matrículas 100% on-line para todas as unidades de ensino da rede”, destaca Hélio Oliveira, gerente executivo de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia da SME.

A expectativa é que o SIGEduc comece a funcionar ainda em 2021, disponibilizando o resultado final do ano letivo para os alunos da rede, já no formato 100% virtual. “É importante destacar que havia, por exemplo, um sistema que não funcionava aqui na Secretaria de Educação. Só algumas unidades tinham acesso, mas não os professores. Com a implementação do SIGeduc, toda a rede vai ser informatizada nesse sentido, com informações transparentes, alcançando as escolas e UEIs, tanto da zona urbana quanto da zona rural”, pontua Hélio Oliveira.

De acordo com a secretária de Educação, Hubeônia Alencar, o SIGEduc representa um verdadeiro divisor de águas para a educação municipal. “A Secretaria não possuía um sistema que atendesse toda a rede. Para se ter uma ideia, o serviço que antes era oferecido contemplava menos de 20% das unidades, mesmo assim de forma parcial, e que sequer permitia a matrícula on-line em toda a rede. O SIGEduc, além de permitir uma gestão integrada da rede municipal de ensino, com dados que conversam entre si, vai permitir que não se repitam mais cenas como as que comumente estamos acostumados a ver, de redes armadas em frente às escolas, com pais em busca de matrículas para seus filhos”, disse, acrescentando:

“Entre os muitos avanços que o novo sistema oferece, está, justamente, a efetivação das matrículas em um formato 100% on-line e a modernização do sistema, facilitando a vida do servidor de um modo geral, que, atualmente, para requerer um simples documento precisa se dirigir à SME, preencher requerimento manualmente e com papel carbono. Com o SIGEduc, toda a vida funcional do servidor estará concentrada em um sistema que representa, de fato, a informatização da educação, e que trará agilidade para diversos processos. Estamos, portanto, saindo do papel carbono para a nuvem. Isso é muito representativo. É histórico”, conclui Hubeônia Alencar.