segunda-feira - 25/10/2021

Segundo aulão do projeto “De olho no Saeb 2021” acontece nesta terça-feira

Por: Maricelio Almeida

A Secretaria Municipal de Educação (SME) dá sequência à série de aulões para os alunos que irão se submeter ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2021, a antiga Prova Brasil. Os encontros acontecem em formato virtual, com transmissão ao vivo no canal da Prefeitura de Mossoró no YouTube a partir das 14h. Nesta terça-feira (26), o aulão, mediado pela professora Débora Praxedes, coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, discutirá assuntos relacionados à disciplina de matemática.

O público-alvo da iniciativa da SME é formado por alunos do 9º ano, mas todos os discentes da rede municipal de ensino poderão acompanhar. O encontro desta quarta (26) contará com a participação dos professores João Paulo Aquino e Frank Werlly. Nesta segunda-feira (25), a Secretaria promoveu o primeiro aulão do projeto “De olho no Saeb 2021”, com foco na disciplina de língua portuguesa e participação dos professores Max Dacarte e Paula Priscilla.

“Estamos trabalhando, nos aulões, os tópicos e descritores a partir das matrizes dos componentes curriculares que são avaliados no Saeb, língua portuguesa e matemática, discutindo pontos como a leitura e interpretação textual e a lógica matemática, promovendo um maior apoio aos alunos e, consequentemente, preparando-os para as avaliações”, relata a professora Débora Praxedes.

O Saeb é formado por um conjunto de avaliações externas em larga escala, realizadas periodicamente por meio da aplicação de testes cognitivos e questionários para etapas específicas da educação básica. O Sistema tem a finalidade de avaliar a qualidade da educação básica do país e contribuir para sua melhoria, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas.

A aplicação dos instrumentos da avaliação será de 8 de novembro a 10 de dezembro, em todas as unidades da Federação. Este ano a aplicação seguirá os mesmos moldes de 2019. Haverá aplicação censitária nas escolas públicas para o 5º e o 9º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes responderão a um questionário e testes de língua portuguesa (leitura) e matemática. Professores e diretores também participarão da avaliação, por meio de questionários.

O 2º ano do Ensino Fundamental será avaliado em formato amostral, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Além disso, haverá aplicação amostral de testes de ciências humanas e ciências da natureza para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

A novidade deste ano é a avaliação da Educação Infantil, que será realizada de forma amostral, por meio de questionários aplicados aos secretários municipais de Educação, diretores e professores dessa etapa. No Saeb 2019, essa avaliação foi realizada como estudo-piloto.