terça-feira - 15/11/2022

Fazendo história: Hand Mossoró e Potiguar II são os primeiros campeões do CEM no handebol

Por: Fábio Oliveira

Os campeões do Circuito Esportivo Mossoroense foram conhecidos na noite desta segunda-feira (14). A competição foi promovida pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEMEJ). Como primeira modalidade nesta edição inaugural do CEM, a categoria handebol apresentou seus campeões ao público no Ginásio Pedro Ciarlini, onde se concentram os jogos dos esportes de quadra.

A rodada foi aberta com a decisão de terceiro e quarto lugar pela categoria masculino. Potiguar I e MPH II lutavam para se despedir da primeira edição do CEM com um lugar no pódio. E o troféu de terceira melhor equipe acabou nas mãos do Potiguar I, após vitória por 18 a 10.

Potiguar I conquistou o 3º lugar do CEM no handebol

“A colocação foi honrosa pra gente. Estamos muito felizes e nos sentimos bastantes lisonjeados em participar. O handebol não tem tanta visibilidade. E tendo uma competição desse nível em nossa cidade, abraçando todos os times, fazer essa festa como foi nesse primeiro torneio do CEM, a gente só tem a agradecer.  Então, um torneio em nossa casa só vem abrilhantar o esporte e fazer com que a gente tenha mais vontade de treinar e representar nosso clube em outras competições lá fora”, comemorou Kayo Mayro, capitão do Potiguar I.

Kayo Mayro, capitão do Potiguar I

Na sequência, pelo feminino, o Hand Master assistiu de camarote a decisão de segundo e terceiro lugares, vez que já havia faturado o título da competição por antecipação, ao derrotar as duas equipes concorrentes. Na quadra, o MHC bateu o TFN por 12 a 9 e acabou faturando o vice-campeonato.

“Pra gente foi muito bom, principalmente para as meninas que estão voltando ao handebol. Para elas que viviam o handebol há muito tempo, desde mirim, infantil e juvenil, voltar às quadras com esse título foi uma honra. Pra gente foi perfeito”, declarou Naelson Sousa, técnico do Hand Master.

O MHC ficou com o vice-campeonato no feminino
O Hand Mossoró fez a festa como o primeiro campeão no feminino do CEM

No último confronto da noite o time do Potiguar II venceu o MPH I por 17 a 15, faturando o título da primeira edição do CEM na categoria masculino. A disputa foi equilibrada não só em quadra, mas também nas arquibancadas, onde as duas torcidas buscaram incentivar seus times do começo ao fim, contagiando os atletas que proporcionaram um jogo equilibrado.

MPH I comemora o vice-campeonato do 1º CEM
O Potiguar II posa para foto com o troféu de campeão da 1ª edição do CEM

“Essa conquista é muito especial pra gente, por ser a primeira edição do CEM e por a gente estar em preparação para a etapa final do campeonato estadual de handebol, onde a gente tem chances de conquista. Sobre a final de hoje, foi muito pegada. Estou aqui ainda ofegante de cansado, mas com o coração cheio de gratidão”, comemorou Vinícius Salgado, líder da equipe campeã.

A realização do CEM não passou em branco aos olhos do líder do campeão Potiguar II. “Maravilha. Primeira competição e a gente quer parabenizar a Prefeitura pela organização. Mossoró era carente desse incremento do esporte na cidade. Nós jogamos competições fora, como em Natal, Campina Grande e João Pessoa que têm campeonatos municipais, e Mossoró tinha essa carência. Que agora tenha essa sequência e que daqui a 10 anos a gente tenha uma grade de campeões, pois isso incentiva os atletas que estão começando e que a gente consiga incentivar cada vez mais o handebol. Então, quero parabenizar a Prefeitura pela iniciativa. Se Deus quiser, no próximo ano teremos uma edição ainda maior”, finalizou Vinícius Salgado.

Vinícius Salgado, capitão campeão pelo Potiguar II

A entrega dos troféus aos campeões aconteceu logo após os jogos, pelas mãos do secretário Júnior Xavier, titular da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEMEJ), que comemorou o sucesso do handebol na abertura do CEM.

“Com certeza o primeiro passo foi dado. Fomos além do esperado com o handebol. Jogos bem disputados, mas limpos. Os atletas, a arbitragem e a torcida foram perfeitos. Foi uma festa que a gente espera continuar com as outras modalidades que darão sequência ao CEM”, comentou Júnior Xavier.

Secretário de Esporte, Júnior Xavier: "Fomos além do esperado com o handebol"

O evento também foi marcado pela homenagem da SEMEJ ao professor João Eudes Brilhante, responsável por treinar centenas de atletas que trilharam o caminho do esporte através do handebol nas escolas de Mossoró, muitos deles, sobretudo na categoria feminino, disputando o CEM. São 37 anos ensinando o esporte nos estabelecimentos de ensino de Mossoró.

“É uma honra ser homenageado durante um evento tão importante para o esporte como esse. Estou muito emocionado também por ver muitos dos atletas que treinei em quadra na primeira edição do CEM”, declarou João Eudes, que participou de toda a festa de premiação.

Professor João Eudes foi homenageado pela SEMEJ pelos serviços prestados ao handebol