segunda-feira - 14/11/2022

Jogos Escolares de Mossoró têm sequência com disputas de xadrez e outras modalidades

Por: Maricelio Almeida

Os Jogos Escolares de Mossoró (JEMs), em sua XXIII edição, têm sequência com disputas em modalidades como xadrez, futsal, handebol e basquete nesta segunda-feira (14). A competição, iniciada na última sexta-feira (11), segue até 24 de novembro, reunindo mais de 2,5 mil estudantes de 72 unidades de ensino das Redes Municipal, Estadual, Privada e Federal.

A programação desta segunda-feira (14) começou às 7h15, com jogos de futsal que seguem até as 17h no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini. Pela manhã, foram realizadas ainda partidas de handebol no Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL), equipamento que também recebeu jogos de basquete. Essas modalidades terão novas etapas promovidas ao longo dos próximos dias.

Um dos destaques desta segunda-feira foi a disputa de xadrez, realizada na Escola Municipal Maurício Fernandes, com a presença de aproximadamente 50 alunos de 12 diferentes escolas. “A participação está sendo bem significativa. Os alunos gostam bastante de xadrez e as famílias prestigiam esse momento. A cada ano vem crescendo a quantidade de enxadristas nas escolas municipais, estaduais e particulares também”, destacou a professora Ana Karina, coordenadora da modalidade.

O professor Carlan Amorim, do Colégio Over, ressaltou a importância do evento para os alunos. “É um evento que reúne os melhores jogadores, crianças de vários colégios. Com o xadrez, os alunos desenvolvem a concentração, a intuição, o cálculo também, são várias habilidades potencializadas”, disse.

Estudante da Escola Municipal Senador Duarte Filho, o jovem Max Guilherme participou pela primeira vez dos JEMs e ficou feliz com a experiência. “Eu já tinha participado dos jogos estaduais, mas os JEMs foi a primeira vez e estou gostando, achando bem legal. O xadrez não é um jogo simples, você tem que estudar os movimentos dos adversários, são formas diferentes de jogar”, comentou.

“Estou começando a jogar xadrez após as aulas que tive na escola. Estou gostando muito e agora começando a participar dos torneios”, acrescentou Douglas Eduardo, que também é aluno da Escola Municipal Senador Duarte Filho.

Os JEMs seguem nesta terça (15), com partidas de futebol no Estádio Manoel Leonardo Nogueira (Nogueirão), a partir das 14h15, equipamento que também será palco, nesta mesma data, das primeiras provas de pista e de campo da modalidade atletismo, com a competição iniciando às 8h.