quarta-feira - 22/09/2021

Fanfarra Independente de Mossoró se apresenta no dia 30 de setembro na Estação das Artes

Por: DIRETI

A Fanfarra Independente de Mossoró (FIM) vai se apresentar na Estação das Artes Elizeu Ventania, a partir das 19h do próximo dia 30 de setembro, feriado municipal da Libertação dos Escravos. O grupo levará um repertório musical diverso de estilos para apresentação com sucessos do momento e clássicos, mantendo a tradição da Fanfarra há 26 anos. A entrada é gratuita.

Há mais de duas décadas tradicionalmente a Fanfarra Independente de Mossoró se apresenta nos desfiles cívico-militares nos dias 7 e 30 de setembro. Porém, no ano passado a pandemia da Covid-19 inviabilizou a realização dos desfiles, mas a apresentação no feriado de 30 de setembro está garantida. Os músicos da FIM adaptaram a apresentação para o evento, levando muita alegria e música para os mossoroenses.

“Nós temos essa tradição há 26 anos. Temos essa tradição de tocar todo dia 30 de setembro, isso começou com uma brincadeira e hoje em dia já se torna assim quase que uma obrigação pra gente a ter esses meninos tocando dia 30. Vai ser um evento onde a gente vai poder mostrar o nosso trabalho diante de toda Mossoró”, destacou Mônica Gurgel, diretora da FIM.

A Fanfarra Independente de Mossoró reúne crianças a partir de 4 anos, jovens e adultos com mais de 40 anos de idade que se dedicam a música. O grupo tem 35 integrantes de várias áreas da cidade. Semanalmente, os músicos realizam ensaios para se prepararem para as apresentações. Para a apresentação que acontece na quinta-feira (30), a partir das 19h, a Fanfarra preparou um repertório com canções que marcaram épocas no pop rock nacional, axé, pagode, baladas internacionais até sucessos atuais de piseiro.

“Gostaria de convidar a toda a população mossoroense, aqueles que amam a música, que amam o trabalho social, que gostam de ver um filho, um sobrinho, uma pessoa da família, um conhecido tocando também para conhecer o nosso trabalho para ir à Estação das Artes no dia 30 de setembro, às 19 horas. Estaremos lá, eu com todos os nossos componentes fazendo aquele show. Tudo é gratuito, nossos componentes são voluntários, até os nossos maestros. Vocês vão ver, não tem nada a perder, só tem a ganhar, além de ser conhecido nosso trabalho e é um incentivo para todos aqueles que querem entrar na Fanfarra”, disse a diretora da FIM.

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, apoia o evento. O uso de máscara é obrigatório para o público que vai prestigiar a apresentação, bem como o distanciamento social.

Mônica Gurgel destaca trajetória cultural e social da Fanfarra Independente (Foto: Allan Phablo/PMM)

FIM
A Fanfarran Independente surgiu com amor pela música a partir de ex-alunos que tocavam nas bandas dos mais diversos colégios de Mossoró, tendo como meta principal resgatar jovens e adolescentes ensinando-lhes uma profissão. Em alguns casos, a iniciativa além de levar arte ao mesmo tempo retirou jovens do mundo das drogas. Toda essa mobilização iniciou com as doações de instrumentos musicais danificados para montagem de instrumentos consertados com partes dos instrumentos musicais doados.

“Antigamente, nos colégios, todos eles tinham fanfarras, mas quando você terminava o primeiro grau e ia para o segundo grau você não tinha mais direito de tocar na sua fanfarra como, por exemplo, as fanfarras do Dom Bosco, Diocesano, do Estadual, que eram os três maiores colégios de Mossoró na época que tinham fanfarras. Então, a gente juntou um grupo de 11 pessoas e resolvemos fazer a criação da Fanfarra Independente. Saímos em todos os colégios, onde tinha fanfarra a gente solicitava instrumentos velhos que não eram usados e assim a cada três ou quatro instrumentos formava um instrumento. A gente depois quando estava com uma quantidade boa de instrumentos ía às escolas e nos bairros convidando os jovens, os adolescentes para juntar-se a nós e sair tocando aquilo que mais gostava. No primeiro ano, para nossa alegria, saímos com mais de 100 componentes. Até lata a gente ajeitava e tirava o som delas porque nós não tínhamos o instrumento e a gente pegava aquele componente, aquela pessoa que gostava de tocar. A gente pega pessoas de diversos níveis econômicos, inclusive dos bairros mais humildes, mais pobres”, ressaltou Mônica Gurgel, que é economista e servidora pública.

Além de marcar gerações em Mossoró, a FIM percorreu várias cidades do Rio Grande do Norte e municípios de estados vizinhos. Em mais de 20 anos de atuação da Fanfarra Independente de Mossoró, a iniciativa formou centenas de músicos, que se destacam em bandas e grupos musicais no RN e em outros estados.

Apresentação Fanfarr
a Independente de Mossoró

Data: 30 de setembro
Local: Estação das Artes Elizeu Ventania