terça-feira - 21/09/2021

Secretaria de Educação dá sequência a visitas a escolas e UEIs do município

Por: Maricelio Almeida

A Secretaria Municipal de Educação (SME) continua promovendo visitas a escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) para identificar, in loco, a situação desses equipamentos, em um trabalho que integra o planejamento de ações que buscam a efetivação de melhorias em toda a rede municipal de ensino. Nesta terça-feira, 21, a secretária municipal de Educação, professora Hubeônia Alencar, esteve na Escola Municipal Francisco Morais Filho, no bairro Barrocas, e na UEI Francisca Clara, bairro Bom Jardim. Ela conversou com as equipes das unidades e destacou a importância da visita.

“Nós, desde o início do ano, começamos esse trabalho, cujo lema é ‘gestão também se faz no chão da escola’. É a Secretaria Municipal de Educação indo até as unidades, seja por meio da secretária, que nós estamos fazendo questão de visitar todas as unidades, ou através da nossa equipe. É muito importante verificarmos as condições das instalações dos equipamentos que compõem a rede. É fundamental também a escola sentir a presença da gestão”, pontuou.

Um dos principais pontos identificados nessa série de visitas que a Secretaria de Educação tem coordenado diz respeito à acessibilidade nos prédios que abrigam as unidades de ensino. “É importante falar sobre isso, principalmente agora, que estamos vivenciando o "Setembro Verde" e a Semana da Pessoa com Deficiência. Devemos sempre chamar atenção da sociedade para a necessidade de pensarmos de forma inclusiva, porque nós percebemos em diversos prédios a falta de acessibilidade, e o município está trabalhando no sentido de corrigir esse problema”, disse.

A diretora da Escola Municipal Francisco Morais Filho, Vanúzia Saldanha, elogiou a iniciativa da SME. “É muito importante a visita, para a secretária conhecer a nossa escola, a estrutura, as nossas necessidades. Mesmo as aulas não acontecendo no formato presencial, é fundamental essa visita, para que a Secretaria conheça o funcionamento da escola, verifique como é realizado o nosso trabalho”, comentou.

A supervisora pedagógica da Escola Francisco Morais Filho, Sílvia Vale, também reforça a importância das visitas realizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Educação. “É imprescindível a gestão estar dentro das escolas, especialmente nesse momento de atividades remotas, para constatar como essas atividades acontecem na prática”, enfatizou.

O cronograma de visitas segue periodicamente. “É um trabalho de rotina e de extrema relevância, em que pudemos conhecer de perto as fragilidades para planejar e realizar ações para solucioná-las, e as necessidades de cada escola, verificando a realidade de cada unidade de ensino”, concluiu.