sexta-feira - 11/09/2020

Família em Foco no Jucuri e Barrocas testa cerca de 300 pessoas para o novo coronavírus

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mossoró realizou nesta sexta-feira (11) mais uma edição do projeto Família em Foco voltado para testagem do novo coronavírus nos mossoroenses. Cerca de 300 moradores da comunidade rural do Jucuri e o bairro Barrocas que se enquadravam nos grupos prioritários tiveram a oportunidade de fazer teste da covid-19 gratuitamente, além de testes para as arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya) e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. Menos de 10% dos testados deram resultado que já tiveram contato com a doença ou que estão positivados. A ação ocorreu simultaneamente nas Escolas Municipais Ricardo Vieira do Couto (Jucuri) e Professora Celina Guimarães Viana (Barrocas), das 8h às 13h, tendo o suporte das UBSs do Jucuri, Sinharinha Borges e Ildone Cavalcante.

A dona de casa Maria Lúcia da Fonseca, de 56 anos, foi uma as primeiras a chegar na UBS do Jucuri ao saber que o Família em Foco disponibiliza teste para o novo coronavírus. “Vim fazer o  exame da covid e também me consultar com o médico para saber que tipo de alergia é essa que estou tendo nas costas. Quando eu fiquei sabendo do exame covid vim logo para cá. Fui bem atendida e valeu a pena ter vindo. Agora é só esperar o resultado meu exame.”, disse Maria.

A educadora social Gilsandra Silva, de 42 anos, veio com o filho Ruan Pedro, de 9 anos, para realizar o teste da covid. Ela e o filho saíram satisfeitos pelo atendimento que receberam e recomendam que outras pessoas participem desse projeto. “É de grande valia essa ação. Até porque diante dessa pandemia todos nós estamos muito assustados. Então o Família em Foco faz com que a gente fique um pouco mais tranquilizado, porque fazendo o teste a gente vai ter uma noção se temos ou não temos coronavírus. Eu recomendo que todos participem dessa ação.”, disse a educadora social do Jucuri.

O agricultor Djalma Pereira da Silva, de 50 anos, reconheceu que só conseguiu fazer o teste covid-19 com a ação do Família em Foco. “A gente acha muito boa uma ação como essa porque nós não temos condições de pagar um exame desse. Eu gostei bastante. Se não fosse uma ação dessa não tinha como fazer uma testagem do coronavírus.”, afirmou o agricultor.

Todos os entrevistados desta matéria tiveram resultado negativo para a covid-19.

FAMÍLIA EM FOCO COVID-19

Os serviços ofertados agora pelo Família em Foco são testes do novo coronavírus para os grupos prioritários com alguma comprovação (gestantes, idosos e pessoas com comorbidades); sorologia para Dengue, Zika e Chikungunya; atualização do cartão de vacinas; testes rápidos de sífilis, HIV, hepatite b e c; orientações domiciliares de combate às arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya) e outras ações de promoção à saúde. Para ser atendido, o usuário precisa apresentar documento pessoal com foto e cartão SUS.  No caso de comorbidade para teste covid deve apresentar alguma declaração médica, receita ou prescrição que ateste a comorbidade.

Todas as ações do projeto vão contar com a participação de diversos profissionais da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Social e Juventude, Secretaria de Trânsito, universidades, Defesa Civil Municipal, Cruz Vermelha, voluntários e profissionais liberais voluntários parceiros do projeto. A pasta da Saúde já definiu todo um cronograma de edições do Família em Foco até o fim deste ano.