segunda-feira - 06/02/2023

Estudantes Iniciam o ano letivo comemorando a climatização de salas de aula na comunidade Barrinha

Por: Wesley Duarte

Nesta segunda-feira (6), alunos da Rede Municipal de Ensino retornaram às aulas, iniciando as atividades pedagógicas 2023. Na Escola Municipal Sindicalista Antônio Inácio, localizada na comunidade Barrinha, zona rural, estudantes comemoraram os investimentos da Prefeitura de Mossoró. Todas as salas de aula foram climatizadas, proporcionando conforto aos estudantes e melhor condição de trabalho aos professores. A novidade pôs fim ao calor e sofrimento de décadas.

Por meio do programa “Mossoró Cidade Educação”, a escola da comunidade rural foi amplamente estruturada com novos equipamentos e total climatização. O município investe na qualidade de vida dos estudantes, com ambientes agradáveis, por meio da adição de centrais de ar, acabando de vez com a alta temperatura e sofrimento de alunos e professores.

O estudante Samuel Ferreira, de 8 anos, recorda a dificuldade que tinha para se concentrar nas tarefas do dia a dia por conta do calor. “Antes a gente abria a janela, mas não gostava muito, porque entrava sol e atrapalhava. Agora ficou melhor, trouxe até meu moletom pra não passar frio. Tá muito bom, não estamos mais passando calor”, comemorou.

“Tenho dois filhos que já estudaram aqui e agora tenho minha pequena de 7 anos. Porque no tempo dos meus filhos não tinha ar-condicionado e hoje a estrutura está melhor. Está ótimo, agora a criança vai estudar mais, porque o calor piora o desempenho”, disse a dona de casa Maria da Conceição.

A pequena Ana Alice de 10 anos não escondeu a emoção e contou da felicidade de estudar no frio, com conforto e dignidade. “Antes passava muito calor, a gente ficava derretendo por inteiro. Não tinha ar-condicionado, as janelas ficavam abertas, não tinha vento. Agora melhorou, as janelas estão fechadas e tem ar-condicionado, tá um frio gostoso. Vou aprender muito”, celebrou.

“Antes de ser reformado, eles passavam por uma dificuldade grande, com carteiras quebradas e calor, pois não havia ventiladores suficientes. Hoje o cenário está diferente, bem melhor. Meu filho vai se sentir mais confortável, pois tem o ar-condicionado que proporciona isso”, descreveu a técnica de enfermagem Marilene Zumba.