quinta-feira - 10/10/2024

Escola de Gestão Pública promove curso sobre "Primeiros Socorros: Protocolos Essenciais"

A Escola tem como foco o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem, visando capacitar servidores para lidar com os desafios cotidianos.

Por: Italo Bruno

Atividades práticas - Fotos: Walmir Alves (Secom/PMM) Atividades práticas - Fotos: Walmir Alves (Secom/PMM)

A Escola de Gestão Pública de Mossoró promoveu na manhã desta quinta-feira (10) o curso “Primeiros Socorros: Protocolos Essenciais”, voltado para servidores que atuam nos equipamentos da Saúde e Educação, além dos servidores gerais interessados. A atividade foi realizada no auditório do Previ Mossoró e ministrada pela enfermeira Iraídes Souza.

O objetivo da capacitação foi treinar os servidores para ações básicas de primeiros socorros com ênfase na Lei Lucas. Foram abordados temas como desmaio, convulsões, afogamento e hemorragias, além de queimaduras, choque elétrico, engasgamento e parada cardiorrespiratória.

A enfermeira e facilitadora Iraídes enfatizou sobre a importância do curso promovido pela Escola de Gestão Pública de Mossoró. “É um momento muito importante para o aperfeiçoamento de técnicas que podem ser usadas no cotidiano.  Temos aqui participantes da saúde, da educação, entre eles enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, pessoal de recepção e outros”, destacou.

A Escola tem como foco o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem, visando capacitar servidores para lidar com os desafios cotidianos, além de funcionar em parceria com as principais instituições educacionais do Município, fornecendo conhecimentos teóricos e práticos. Atividades como essa preparam o servidor para enfrentar os desafios da rotina profissional. Através de cursos, oficinas e programas de desenvolvimento, os participantes têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades em gestão, políticas públicas e resolução de problemas, estando cada vez mais preparados para servir.

“No treinamento, o “Samuzinho” também nos ajudou a fazer as práticas, a orientar as pessoas com as técnicas, principalmente de desengasgo de crianças e adultos, além de manobras de reanimação cardiopulmonar. Foram mais ou menos umas 4 horas de treinamento, 70% prático. Foi uma capacitação extremamente produtiva”, completou.