terça-feira - 18/05/2021
Equipamentos do Desenvolvimento Social realizam atividades no Dia D do 18 de maio
Por: Edinaldo Moreno
Diversos Centros de Referência em Assistência Social (CRASs) realizaram ou vão realizar atividades relacionadas ao DIA D da campanha 18 de maio. Foram desenvolvidas panfletagens, blitz educativa, entre outros. Já no período da tarde haverá palestras.
Um dos equipamentos que tiveram atividades foi o CRAS do Costa e Silva. No início da manhã a equipe do Centro de Referência fez uma blitz na BR 110. De acordo com a gerente do CRAS Costa e Silva, Kerlia Alves, a recepção das pessoas ao trabalho foi elogiado.
“A população respondeu muito bem. Hoje, com as redes sociais, as pessoas possuem mais acesso à informação, dessa forma, boa parte das pessoas abordadas durante a blitz conhecia o contexto e o motivo da ação estar sendo feita”, disse Kerlia que salientou a importância da conscientização sobre a campanha nacional.
“Ações mobilizadoras como essa visam conscientizar a população sobre a importância da luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Essa data é simbólica, devido ao caso que repercutiu no país de uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada no Espírito Santo. Mas vale lembrar que se trata de uma luta diária”, destacou.
Outro CRAS que realizou atividade na manhã desta terça-feira foi o do Alto de São Manoel. Lá a equipe também promoveu uma blitz educativa alertando para o combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes.
O CRAS do Redenção também teve atividade relacionada ao 18 de maio. A coordenadora do equipamento, Raíssa Kelly Silva, informou que a equipe realizou panfletagem em frente ao local e orientações sobre a campanha.
“Nós estamos entregando as demandas espontâneas. E durante a semana iremos fazer panfletagem pelo bairro”, disse.
No período da tarde, a Casa da Nossa Gente do Abolição I realiza a palestra “Diálogo sobre a importância do combate a exploração sexual contra crianças e adolescentes. O evento acontece a partir das 14 horas. A palestrante será Suiann Costa, assistente social e membro do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
Também no período vespertino a Unidade de Educação Infantil (UEI) do bairro Belo Horizonte o 1° Encontro da Família e Escola com o tema “Proteger a criança e o adolescente da violência sexual é dever de todos”. O evento começa as 14h30 e poderá ser acompanhado pelo Google Meet e terá palestra da assistente social Alecsandra Praxedes da Silva.