sábado - 20/11/2021

Encontro de produtores rurais promove capacitação aos criadores da região

Por: DIRETI

Com o objetivo de promover a integração, capacitação e organização dos produtores está acontecendo durante todo o dia de hoje (20) o Primeiro Encontro de Produtores Rurais de Mossoró promovido pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU).

O evento está sendo realizado no Assentamento Independência e teve início às 7h com extensa programação que se estenderá até as 20h deste sábado.

As atividades que incluem capacitações, orientações e competições estão reunindo um grande número de produtores da região que serão beneficiados com as capacitações e orientações contidas na agenda do Dia de Campo. Segundo a zootecnista e consultora do Sebrae Paula Escóssia, que ministrou uma capacitação sobre como reduzir custos na produção, esse tipo de orientação contribui para que os produtores consigam economizar com a alimentação dos animais.

“Estamos orientando com dicas simples que podem ser incluídas na alimentação dos animais e podem representar uma economia para os produtores, principalmente nesse período de seca”, destacou.

Secretário de Agricultura, Faviano Moreira reforçou a importância do encontro para o fortalecimento das atividades produtivas na zona rural. Segundo ele, toda a programação do encontro foi pensada em levar informação para contribuir com a atividade desenvolvida pelos produtores rurais. “Estamos aqui hoje promovendo esse dia de atividades que inclui o Dia de Campo com vários palestras levando orientações aos produtores e ao mesmo tempo estamos promovendo uma grande confraternização para marcar esse primeiro evento”, ressaltou.

Nas primeiras horas da manhã a programação do Primeiro Encontro de Produtores Rurais constou de ordenha de cabras e pesagem de animais que participarão das competições no fim do dia e início da noite. No final da manhã, o evento contou com a presença do prefeito Allyson Bezerra que destacou a importância de investimentos na zona rural. “Esse é o primeiro de muitos outros eventos voltados para a zona rural que serão promovidos pela Prefeitura de Mossoró. Os investimentos em melhorias para a zona rural já fazem parte do orçamento do município”, revelou. O prefeito Allyson foi convidado pelos organizadores do evento para ser jurado na competição gastronômica que tinha como cardápio básico a galinha caipira.

As capacitações contida no Dia de Campo foram distribuídas em tendas onde foram abordados os seguintes temas: Como diminuir custo na atividade pecuária; Uso da palma forrageira consorciada e sistema de reúso de água; Principais doenças em ovinos e caprinos e como prevenir e Relato de sucesso de produtor de ovinos.

PROGRAMAÇÃO DO 1º ENCONTRO DE PRODUTORES RURAIS

7h - 1ª ordenha de cabras

8h30 - Pesagem inicial do concurso peso pesado e jejum dos animais

12h - Concurso de culinária caseira da galinha caipira