sexta-feira - 19/11/2021

Dia da Consciência Negra tem intensa programação neste sábado em Mossoró

Por: DIRETI

Mossoró tem programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, neste sábado (20), na Estação das Artes Elizeu Ventania. As atividades encerram a Semana da Consciência Negra, realizada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), por entidades e coletivos. A Prefeitura de Mossoró apoia a iniciativa.

A programação do Dia da Consciência Negra inicia com a Feira Afro e Étnico-racial, a partir das 9h, no Largo da Estação das Artes. O evento é aberto ao público e segue até as 17h. A feira é uma articulação conjunta da Secretaria Estadual das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), PROEX e Prefeitura de Mossoró.

Já à tarde, às 13h, será realizado o III Encontro do Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-ameríndias de Mossoró, que também ocorre na Estação das Artes. Logo depois, às 17h, tem o Cortejo da (Re)Existência, no entorno da Estação das Artes.

À noite, a partir das 18h, haverá Louvação ao Baobá, na Praça Cícero Dias, localizada em frente ao Teatro Municipal Dix-huit Rosado. A programação será encerrada com a Roda de Capoeira, às 20h30, na Praça Cícero Dias.

“É com imensa alegria que nós da UERN, através da Pró-Reitoria de Extensão e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), na organização da celebração do mês da Consciência Negra, contamos com importantes parcerias, como a SEMJIDH, e Secretaria Municipal de Cultura de Mossoró, que neste dia 20, especialmente no Dia Nacional da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares, realizam na cidade de Mossoró a Feira Afro e Étnico-racial e a cerimônia de entrega da Comenda Jatobá. Além do apoio ao III Encontro do Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Ameríndias de Mossoró e a 18ª Louvação ao Baobá”, destacou a Profª. Dra. Eliane Anselmo, pró-reitora adjunta de Extensão da UERN e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas NEABI/UERN.

A Secretaria Municipal de Cultura de Mossoró deu apoio e suporte também na abertura da Semana da Consciência Negra no dia 15, Dia Nacional da Umbanda, na I Noite de Pontos, Batuques e Corpos Negros dos Xangôs de Mossoró, no Teatro Lauro Monte, organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e o Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Ameríndias de Mossoró, junto a várias companhias de teatro da cidade e várias expressões da cultura afro como capoeira e maracatu. Também foi realizada a exposição fotográfica “Negro e Lindo”.

“São momentos muito importantes e de muito significado para a cidade que se orgulha de ser uma das primeiras a abolir a escravatura no país. O dia 20, em especial, será mais uma vez um momento de grande visibilidade e representatividade para a cidade em seus festejos à cultura negra e afro-brasileira. Estamos felizes e orgulhosos de podermos somar forças em prol da valorização da identidade e cultura do povo negro, tão injustamente invisibilizado no nosso Estado. Agradecemos essa parceria e esperamos que outros momentos como este se realizem no município. E não apenas no mês da Consciência Negra, pois a luta contra o racismo e contra a intolerância religiosa que vivem historicamente as religiões de matriz africana, bem como todo preconceito contra o povo negro, que deve ser constante e diária. Contamos com a participação de toda comunidade”, ressaltou a professora Eliane Anselmo.

Feira Afro e Étnico-racial
Hora: 9h às 17h
Local: Largo da Estação das Artes
Organização: Secretaria Estadual das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH), PROEX, PMM