domingo - 15/09/2019

Em sua 14ª edição, "Família em Foco" beneficia população do Piquiri e do Abolição V

Realizado durante dois sábados de cada mês, o Projeto Família em Foco vem possibilitando o acesso a importantes serviços prestados pela Prefeitura de Mossoró, como atendimentos médicos e assistências humanizadas, principalmente, para a população que não tem como ir a Unidade de Saúde durante a semana.

Em sua 14ª edição, aconteceu simultaneamente em duas regiões da cidade, na manhã deste sábado, 14. Desta vez foram contempladas a Comunidade Rural do Piquiri, na Escola Municipal Jerônimo Rosado, e o Bairro Abolição V, na Igreja Batista Regular.

A secretária executiva de Saúde, Joaniza Vale, ressalta que na comunidade rural do Piquiri, o Família em Foco beneficiou além da população do Piquiri I e II, os moradores das comunidades próximas Sussuarana, Melancias, Canto do Amaro e Sítio Carmo, e a secretaria de saúde inclusive disponibilizou um ônibus para fazer o transporte das pessoas dessas comunidades para o local onde foram realizados os atendimentos.

Através do Projeto Família em Foco, a Prefeitura de Mossoró já ultrapassou a marca de 20 mil atendimentos em várias localidades da zona urbana e zona rural do município, proporcionando cada vez mais saúde para a população mossoroense.

Aguardando para passar pelo atendimento com o Clínico Geral, a aposentada Maria Fonsecaq da Silva, de 65 anos, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Mossoró na realização do Fámília em Foco. “Tem o posto de saúde na comunidade, mas é bom quando tem ainda mais esse outro serviço para ajudar a gente no cuidado com a saúde, vim passar pelo clínico para pegar um encaminhamento para um médico de garganta”, afirma.

Já a agricultora do Sítio Carmo, Érica Batista da Silva, de 31 anos, aproveitou a ação para fazer a aplicação de flúor. “Vim com meus dois filhos, um de 2 e um de 13, para fazer a limpeza nos dentes. Eles também estão aproveitando essa parte da programação para as crianças. Quem não veio perdeu a oportunidade, porque um ônibus da prefeitura foi buscar a gente lá no sítio, e vai deixar quando terminar, só não veio quem não quis”, comenta.

Aos 76 anos, o aposentado José Freire de Amorim, também aproveitou os atendimentos do Família em Foco no Piquiri. Ele conta que foi para renovar o Número de Identificação Social (NIS). “Achei muito bom, como o serviço veio ser feito aqui na comunidade a gente economiza a viagem até o centro da cidade para fazer esse documento”, explica.

Entre os serviços disponibilizados no Família em Foco do Piquiri estão: Clínico Geral, Orientações Nutricionais, IMC, Verificação de Pressão, Glicemia Capilar, Atualização do Cartão de Vacina, Teste Rápido de Hepatite e HIV, Aplicação de Flúor, Exame Preventivo, Emissão do Cartão SUS, Oficina da Criança, Bolsa Família, Orientações de Casamento Coletivo e Segunda Via de Registro.

Já no Abolição V, o Família em Foco ofertou os serviços de Clínico Geral, Pediatra, Orientações Nutricionais, IMC, Verificação de Pressão, Glicemia Capilar, Atualização do Cartão de Vacina, Teste Rápido de Hepatite e HIV, Aplicação de Flúor, Exame Preventivo e Oficina da Criança.

Durante a 14ª edição do Família em Foco foram registrados 1.188 procedimentos e 297 animais receberam a dose da vacina antirrábica.