domingo - 15/09/2019

Projeto “História das Histórias: nas trilhas do cordel” é prorrogado por mais um ano

O Projeto “História das Histórias: nas trilhas do cordel”, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude, em benefício dos adolescentes que cumprem medica sócio-educativa no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), teve financiamento prorrogado por mais um ano.

A arte educadora do CREAS, Joriana Pontes, responsável pela coordenação do projeto que engloba os adolescentes julgados na Vara da Infância por algum ato infracional, e são encaminhados para o CREAS, para cumprimento da medida através Prestação de Serviço a Comunidade (PSC) e Liberdade Assistida (LA).

“Nós inscrevemos esse projeto para beneficiar diretamente os adolescentes que cumprem medida sócio-educativa no CREAS Mossoró. Fizemos um projeto para que esses adolescentes tivessem uma formação artística continuada sobre a literatura de cordel, e agregado a isso oficinas também de sanfona, violão e pandeiro, para eles aprenderem a arte do repente. Após essas oficinas, os adolescentes vão escrever histórias de vida deles, através do cordel. Eles também vão ter oficina de xilogravura, porque eles vão confeccionar o próprio cordel, e ao final esses cordéis serão publicados e lançados, para que eles possam vender, gerando assim uma renda”, enfatiza.

O público do projeto é rotativo, já que os adolescentes passam em média seis meses no CREAS, e como foi prorrogado, serão contempladas três turmas, além dessa que já está em execução, mais duas turmas no próximo ano.

“Toda a atividade que a gente faz no CREAS também engloba esse projeto, que atende diretamente os adolescentes, e junto com eles as famílias, porque também temos encontros também com a família”, lembra Joriana Pontes.

O projeto busca recuperar 30 adolescentes em liberdade assistida por meio da literatura de cordel, do afeto e do encaminhamento para serviços e programas que propiciem o desenvolvimento social, a autoestima e o acesso a direitos e políticas públicas. Desta forma, contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências para a reconstrução da vida individual e das relações familiares e comunitárias de cada jovem.