sexta-feira - 28/04/2023

Comissão do Programa Bolsa Família realiza oficina com diretores de equipamentos do Município

Por: Solange Santos

A Comissão Intersetorial do Programa Bolsa Família de Mossoró realizou na manhã desta sexta-feira (28), uma oficina com o objetivo de reunir diretores de escolas municipais, Centro de Referência de Assistência Social (CRASs) e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que compõem o território do Distrito Norte.

“Essa capacitação é muito importante para todos os órgãos que são fiscalizadores dessa política, que é um programa muito importante para as famílias que têm necessidade de um reforço financeiro. E é importante que os diretores das Unidades de Educação Infantil e escolas possam auxiliar essas famílias sobre os direitos deles. Acredito que com essa capacitação, vamos ter mais condição para dar mais assistência às famílias”, declarou Marleusa Duarte, diretora da UEI Lindalva de Oliveira Dias Castro.

A programação contou com a apresentação do relatório analítico do Programa Bolsa Família na esfera da Assistência Social, Saúde e Educação, alterações no novo Bolsa Família e como produto, alinhamento dos profissionais acerca da primeira ação integrada que será realizada naquele território. Com isso a oficina veio fortalecer a rede Intersetorial do Bolsa Família no município para possibilitar aos beneficiários do programa o acesso e orientações qualificadas no âmbito do próprio território.

“Para ter acesso a esse programa, as famílias precisam obedecer algumas condicionalidades, as quais estão ligadas as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. As crianças precisam estar com a certeira de vacina em dia, a pesagem, a gestante precisa estar fazendo o acompanhamento, tudo tem que estar em dia. Com relação a educação, as crianças precisam ter um limite de presença. A ideia de proporcionar essa oficina é trabalhar as pessoas que estão na ponta fazendo atendimento direto a essas famílias, que são os diretores de UBS, das UEIs, das escolas, dos CRAS”, pontuou Joana Amélia, gerente do Cadastro Único.

.