sexta-feira - 28/04/2023

Família e escola: Prefeitura de Mossoró reúne mães de alunos com autismo em encontro formativo

Por: Maricelio Almeida

Dando sequência ao Programa de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (SME), a Prefeitura de Mossoró reuniu, na tarde desta sexta-feira (28), no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania, mães de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados na Rede Municipal de Ensino. O encontro, que teve como tema “Con-fiar: escola e família tecendo ações para ricas aprendizagens”, foi organizado pela Gerência Executiva Pedagógica, por meio da Coordenadoria de Educação Especial.

O encontro contemplou mães de alunos da Educação Infantil, como destaca Leilimar Bezerra, coordenadora de Educação Especial da SME. “Esse é um momento de aproximação entre Secretaria, escolas, as mães, para que a gente possa ouvir as demandas trazidas por elas, e mostrar também nossa proposta para acompanhar melhor as crianças, dar um atendimento de qualidade a elas. Nesse primeiro momento, o encontro foi pensado para as crianças da Educação Infantil, mas se estenderá para os demais níveis”, disse.

Rayane Valeska, mãe do pequeno Luiz Felipe, aluno da Unidade de Educação Infantil (UEI) Neusa Xavier Linhares, participou do encontro e elogiou a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, ressaltando o acompanhamento que o seu filho tem na Rede. “Meu filho recentemente também está tendo acompanhamento na sala de Atendimento Educacional Especializado, AEE, e vejo o desenvolvimento dele, a evolução dele está sendo gigante. Ele está sendo muito bem acompanhado pela auxiliar, que é maravilhosa e muito capacitada”, frisou.

Fernanda Karla, mãe de Pedro Kauã, aluno da UEI Eva Maria Dantas, também destacou os avanços que o seu filho vem alcançando na unidade de ensino. “É muito significativo você ter um auxiliar na escola, ajudando no desenvolvimento do seu filho, isso tem uma importância muito grande, tanto para mim como para o meu filho. Ele está adorando, porque tem a professora e a auxiliar. A ajuda é muito boa, tanto para o aprendizado como para o desenvolvimento dele”, comentou.

Fernanda Karla, mãe de aluno da Rede Municipal

A diretora de Planejamento e Gestão Educacional da SME, Gilneide Lobo, reforça a importância do encontro com as famílias. “É o primeiro que a gente está realizando com mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista este ano, e para tratar de uma temática da importância que é a relação família e escola, na perspectiva de construir aprendizagens, e que sejam aprendizagens significativas”, disse.

O encontro realizado na Estação das Artes foi aberto pela secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar. Ela relembrou que a gestão municipal tem efetivado avanços expressivos na Educação Especial ao longo dos últimos dois anos, como, por exemplo, a ampliação do número de Salas de Recursos Multifuncionais voltadas para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). No início de 2021, eram 14 unidades contempladas com salas de AEE, número que passou, atualmente, para 22.

A secretária também mencionou as obras de acessibilidade realizadas em diversas unidades de ensino, a contratação histórica de auxiliares de sala (são mais de 700 em atuação no momento) e o trabalho que está sendo desenvolvimento para a Regulamentação da Educação Especial no Município, entre outros pontos.

“Nesse momento, estamos trazendo as famílias das crianças com autismo, para que a gente possa manter laços ainda mais estreitos. O Município tem a sua política de inclusão, e estamos finalizando, na Secretaria de Educação, a Regulamentação da Educação Especial na Rede Municipal de Ensino, algo inédito, que vai ser implementado nesta gestão. E faz parte dessa política encontros constantes de formação e interação, tanto com profissionais quanto com as famílias”, finalizou.