domingo - 30/06/2024

"Boca da Noite" arrasta multidão no encerramento do "Mossoró Cidade Junina" 2024

O evento reuniu milhares de mossoroenses e turistas de várias partes do país e do mundo

Por: Italo Bruno

Boca da Noite 2024- Foto: Divulgação/PMM Boca da Noite 2024- Foto: Divulgação/PMM

A edição do “Mossoró Cidade Junina” 2024 chega ao fim se consolidando como uma das maiores de todos os tempos. O MCJ foi encerrado neste sábado (29), no Corredor Cultural, com o tradicional “Boca da Noite”.

O MCJ foi exemplo de organização e segurança. O evento arrastou uma multidão no Corredor Cultural, com direito a atração nacional Léo Santana.

A festa, que reuniu milhares de mossoroenses e turistas de várias partes do país, foi marcada pela alegria, onde todo mundo pôde se encontrar e se reencontrar, neste que é o São João mais cultural do mundo. E para este ano, a Prefeitura de Mossoró ampliou ainda mais o percurso, com foco na segurança e maior comodidade para todos.

Léo Santana se apresentando no "Boca da Noite" - Foto: Wilson Moreno (Secom/PMM)

Foi um mês de festa com centenas de atrações nacionais, regionais e locais espalhadas em diversos polos, sendo eles: Estação das Artes, Arraiá do Povo, Cidadela, São João, Poeta Antônio Francisco, Circo do Forró, além do espetáculo teatral "Chuva de Bala no País de Mossoró", que reconta a história de resistência do povo mossoroense à invasão do bando de Lampião.

Maria de Fátima, que veio de Areia Branca com sua família, também se reencontrou com o MCJ e ficou surpresa com o crescimento da festa. “Há três anos que eu não vinha para esse São João aqui, mas com todo mundo falando, eu não poderia deixar de voltar para assistir o “Boca da Noite”. Estou gostando bastante, tudo maravilhoso e muito encantada como o São João aqui de Mossoró evoluiu”, disse.

Maria de Fátima, em pé ao lado do esposo, e sua família no "Boca da Noite" - Foto: Lucas Bulcão (Secom/PMM)

O vendedor Salviano Almeida falou sobre a oportunidade de fazer uma renda extra e enalteceu as atrações do evento. “Pra gente é uma maravilha, aqui o fluxo é muito grande e as atrações também contribuem bastante. Com Léo Santana aqui hoje, com certeza eu acredito que vai dobrar (as vendas) em relação ao ano passado. Tudo isso, além da organização, tem sido muito bom para nós comerciantes”, comemorou.

Já para Maria Silva, vendedora de batatinhas fritas há mais de dez anos, o evento é sua principal fonte de renda anual. “Essa festa aqui é a minha vida, não consigo me ver sem o MCJ, é daqui que eu tiro o meu sustento, muitas vezes vendendo o que eu não consigo durante o ano todo. E desta vez, está ainda acima da média, principalmente pela organização, só tenho o que agradecer”, ressaltou.

Salviano e seus pais em sua barraca de lanches - Foto: Lucas Bulcão (Secom/PMM)

Assim como no “Pingo da Mei Dia”, evento que abriu a programação do MCJ, o “Boca da Noite” também contou com Unidades Temporárias para Pronto Atendimento, uma localizada na Praça de Eventos e a outra no Teatro Municipal. Além disso, várias unidades móveis estiveram de prontidão ao longo de todo o Corredor Cultural.

“Graças a Deus não precisei de atendimentos, mas com certeza é algo que nos deixa ainda mais com vontade de estar aqui, pois sabemos que para qualquer necessidade, temos com quem contar. Não temos como não parabenizar, é uma festa pensada em todos os detalhes, a Prefeitura arrasou”, vibrou a estudante de enfermagem, Érika Moreira.

Sala de atendimento em saúde - Foto: Lucas Bulcão (Secom/PMM)

O "Mossoró Cidade Junina" 2024 foi um dos mais seguros da história. Ao todo, o “Boca da Noite” contou com mais de mil agentes de segurança espalhados por todo o Corredor Cultural. Também contou com revistas em todas as entradas, câmeras de videomonitoramento e reconhecimento facial, proibição de entrada de vidro, objetos cortantes e mesa.

Além disso, nesta edição houve a implementação do “MCJ Seguro para Elas” da Guarda Civil Municipal. A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre o combate à violência contra a mulher, com ações educativas de orientação para denúncia e apoio com acolhimento direcionados para órgãos de proteção à mulher. Através desse projeto, a “Patrulha Maria da Penha” conseguiu coibir diversas situações e tranquilizar ainda mais o público feminino.

Equipe da Guarda Municipal em atuação no "Boca da Noite" - Foto: Lucas Bulcão (Secom/PMM)

“Mossoró representou demais, foi o evento mais lindo e mais seguro que já participei, do Arraiá do Povo a Estação das Artes, do Antônio Francisco a Cidadela e do Pingo ao Boca, eu amei tudo. Parabéns a todos os envolvidos, que venha 2025”, enfatizou assistente social Luana Meireles.

Na despedida do “Mossoró Cidade Junina” 2024, além de Léo Santana, animaram o público as atrações Mozão, Abiel, Thábata Mendes, Lucas Lima, João Neto Pegadão, Banda Bakulejo, Maxson Comando e Muny Santos. Após o "Boca", a festa seguiu pelo polo "Cidadela".

Evento "Boca da Noite" encerrou edição 2024 do MCJ - Foto: Lucas Bulcão (Secom/PMM)