quinta-feira - 10/08/2023

Seminário de Ovinocaprinocultura inicia atividades na Festa do Bode 2023

Por: Italo Bruno

As primeiras horas da tão esperada Festa do Bode começaram nesta quinta-feira, 10, com atividades do Seminário de Ovinocaprinocultura, que aconteceu na Vila do Bode. Com um clima agradável, barracas e estandes de comidas típicas e artesanato local começam a tomar conta dos espaços. A Festa do Bode promete grandes momentos de alegria, gastronomia, tradição e muita música.

A Prefeitura de Mossoró e a Secretaria de Agricultura se unem para organizar a maior Festa do Bode de todos os tempos, com competições e apresentações que celebram a todo tempo a nossa cultura regional.

“Nós estamos aqui no período de organização final, arrumação dos estandes para que hoje, até o fim do dia, a gente já esteja com toda a estrutura pronta e tudo muito bonito. Os principais convidados da festa já estão aqui, que são os animais. Agora são só os preparativos finais pra que a gente tenha até domingo uma grande festa, uma festa pra família, em paz e com uma boa sensação de bem-estar pra quem estiver aqui visitando”, frisou o secretário de Agricultura, Faviano Moreira.

A palestra que deu início ao seminário destacou o reuso de água na produção de forragem no semiárido. Logo, a escassez desses recursos hídricos no semiárido é sempre um desafio constante para a produção agrícola. Nesse sentido, o reuso de água surge como uma alternativa para garantir a sustentabilidade da produção de forragem.

Ao adotar sistemas de reuso, os agricultores podem ampliar a eficiência do uso dos recursos disponíveis, diminuindo o desperdício e aumentando a produtividade.

“Essas palestras são de grande importância pra gente do meio acadêmico, já que eu sou aluna do curso de agronomia e também sou agricultora. Portanto, pra mim é uma junção estar aqui como agricultora e como estudante. Essa iniciativa é muito importante, pois esses palestrantes vão trazer novas informações pra gente, são novos conhecimentos sobre áreas que a gente não tinha entendimento antes. Em relação a festa, eu estou muito animada para estar participando do evento, conhecendo novas pessoas, novos profissionais e participar também das festas culturais, além da culinária aqui da região que é incrível”, destacou a agricultora e estudante, Giselly Medeiros.

o Seminário de Ovinocaprinocultura representa também uma oportunidade para aprimorar o entendimento sobre os cuidados e a criação de ovinos e caprinos, além de proporcionar um espaço onde profissionais renomados e produtores experientes compartilham suas vivências e conhecimentos com o público.

Além da palestra sobre o reuso de água na produção de forragem no semiárido, foram também abordados temas sobre: como melhorar a alimentação de ouvinos e caprinos, palma forrageira na dieta de caprinos e ouvinos, e como ser mais eficiente na caprinovinocultura.

A Festa do Bode é realizada pela Prefeitura de Mossoró e tem apoio do Banco do Nordeste (BNB), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Governo do Estado e Brisanet.