terça-feira - 17/12/2019

Ambulatório Materno Infantil realiza atendimento em 15 crianças mossoroenses suspeitas de microcefalia

Por: Comunicação

O Ambulatório Materno Infantil (AMI) realizou todos os atendimentos esperados em 15 crianças mossoroenses com casos suspeitos de microcefalia. Uma equipe multiprofissional de Mossoró e Natal está no AMI desde esta segunda-feira (16) em mutirão para fechamento de casos suspeitos de microcefalia na 2ª e 8ª Regiões de Saúde. A Secretaria de Saúde de Mossoró organizou o mutirão de microcefalia em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte.

Como todas as crianças com casos suspeitos em Mossoró compareceram, nesta terça-feira (17) os atendimentos foram voltados para crianças de outras cidades da 2ª e 8ª Regiões de Saúde.

Nadiene Fontes, 24 anos, mora em Baraúna e trouxe seu filho Nadyson Maia para passar pela avaliação da equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde e SESAP para saber se seu filho tem ou não microcefalia. “Quando ele nasceu me disseram que achavam que ele tinha microcefalia pelo tamanho da cabeça, havia essa suspeita. Fiz alguns exames na época e agora fui procurada novamente para fazer outros e tirar essa dúvida de uma vez. Eu estou achando bom esse mutirão porque se caso ele tiver a gente já descobre, porque é pior descobrir depois de muito tempo, e vai começar a tratar logo né.”, afirmou Nadiene. O resultado dos exames se confirma ou descarta o caso de microcefalia no seu filho deve estar pronto nos próximos meses.

A assistente social Sheylla Soares, da Prefeitura de Mossoró, explicou a importância da realização desse mutirão. “Tal avaliação é necessária para ser confirmado ou descartado os casos das crianças que foram notificadas como suspeita de microcefalia na ocasião do nascimento. Os pais das crianças que tiverem confirmação já vão poder agilizar no tratamento dos seus filhos”, afirmou Sheylla.

O Ambulatório Materno Infantil é uma unidade de referência em atendimento de crianças com microcefalia em Mossoró. O AMI já realizou uma avaliação global das crianças de Mossoró que participarão do mutirão, como uma forma de agilizar no diagnóstico dos pequeninos que vão ser atendidos nos dias 16 e 17.

Tags:
Anterior Próximo