terça-feira - 17/12/2019

Prefeitura e Diocese fazem balanço da Festa de Santa Luzia; estimativa de público foi superada

A Prefeita Municipal de Mossoró, Rosalba Ciarlini, recebeu na manhã desta terça-feira, 17, o Padre Flávio Augusto de Melo, Vigário Geral da Catedral de Santa Luzia, junto com membros da comissão organizadora da Festa de Santa Luzia 2019, para fazer um balanço da edição deste ano do evento.

Um dos pontos discutidos na reunião foi o público presente ao longo dos treze dias de festejos da padroeira de Mossoró. De acordo com os dados oficiais divulgados em levantamento coordenado pelo Professor Doutor Leovigildo Cavalcanti, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, o público total da Festa de Santa Luzia 2019 superou as expectativas dos organizadores, com a presença de mais de 180 mil fieis. Mais de 150 mil pessoas, somente na Procissão de Santa Luzia.

Participaram da reunião, a Chefe de Gabinete, Fernanda Kaline, a secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto, o Secretário de Segurança Pública, Coronel Sócrates Vieira, a secretária de Desenvolvimento Social, Lorena Ciarlini, a secretária de Comunicação Social, Aglair Abreu, o engenheiro da Secretaria de Infraestrutura, Yuri Pinto, o coordenador da Defesa Civil, Osnildo Morais, e o diretor executivo de Serviços Urbanos, Cid Batista.

A Prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini afirma que a prefeitura sempre esteve parceira, mas neste ano firmou uma parceria ainda maior. “A experiência nos mostra que a Festa de Santa Luzia é um período em Mossoróque atrai muitos turistas, visitantes, o filho ausente que volta para a cidade, que vem visitar a família”. Rosalba Ciarlini lembra ainda que Mossoró tem a característica de abrir o período Natalino com as luzes de Santa Luzia, que este ano contou com a imagem de Santa Luzia. “É uma característica muito forte. A fé, a devoção é crescente, e nós queremos cada vez mais que esse evento seja mais estruturado, mais preparado, com mais participação”.

Este ano, a Prefeitura de Mossoró realizou mais uma edição do projeto Mossoró Terra de Luz, que iluminou os principais pontos da cidade, abrilhantando ainda mais as festividades da padroeira, inclusive com a imagem luminosa de Santa Luzia, com mais de 7 metros de altura, acessa dias antes do início da festa. Outra ação importante foi a entrega da Praça Vigário Antônio Joaquim, em frente à Catedral de Santa Luzia, que foi reformada proporcionando ainda mais comodidade para os participantes da festa.

Durante o encontro realizado no Salão dos Grandes Atos do Palácio da Resistência, a comissão organizadora da Festa de Santa Luzia 2019 reconheceu a grande importância da parceria da Prefeitura Municipal de Mossoró, ao longo de toda a festa da padroeira. Enaltecendo o trabalho fundamental da Secretaria de Segurança Pública, que esteve presente durante todos os dias de evento, garantindo a tranquilidade do evento e a segurança dos fieis.

Outro trabalho, realizado pelas equipes da Prefeitura Municipal de Mossoró, elogiado pelo Padre Flávio Augusto de Melo, foi a limpeza no local do evento e nas ruas localizadas no entorno do local da festa, e em todo o trajeto da procissão. E o diretor executivo de Serviços Urbanos, ressalta que somente no dia da procissão foram recolhidas cerca de duas toneladas de material reciclável, que foram entregues a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Mossoró – ASCAMAREM.

As ações desenvolvidas pelas equipes de voluntários coordenadas pela Defesa Civil, durante a procissão também foram enaltecidas pelos organizadores. E a Prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, afirmou que a atuação das equipes deverão ser ampliadas para a edição do próximo ano.

“Esse momento é fundamental, quando a igreja e a Prefeitura conseguem compreender que a festa ela não é só de quem organiza. Quando o poder público, no caso a Prefeitura compreende que quando se envolve é a população quem ganha, este é o resultado. O belo resultado deste ano de 2019 é fruto dessa união, dessa unidade, das forças que fazem a cidade. E todo mundo realmente sente o resultado disso, por isso a Comissão reunida hoje com a prefeita, agradece essa compreensão essa atuação direta em realmente proporcionar ao mossoroense, aos devotos de Santa Luzia, que também vem de outras cidades, um evento que corresponda as expectativas e acima de tudo ao desejo do nosso povo”, frisa Padre Flávio Augusto.