quinta-feira - 25/03/2021

Alunos matriculados nas UEIs da Zona Urbana de Mossoró começam a receber kits de alimentos

Por: Italo Bruno

Os kits de alimentos começaram a ser recebidos pelas famílias dos alunos das Unidades de Educação Infantil (UEIs) também na Zona Urbana de Mossoró, nesta quinta-feira (25). A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está fazendo a entrega de kits alimentares como forma de substituição da alimentação da merenda escolar, ofertada pelas unidades educacionais em aulas presenciais, mas que estão suspensas devido a pandemia da Covid-19. Os kits de alimentos foram montados conforme orientações de especialistas para atender as necessidades nutricionais dos alunos da Rede Municipal de Ensino.

As UEIs da Zona Rural foram as primeiras unidades a receberem os kits de alimentos perecíveis e não perecíveis na quarta-feira (24) e iniciaram a distribuição aos alunos hoje. Já as Unidades de Educação Infantil receberam a partir desta quinta e logo seguida iniciaram a entrega dos alimentos aos pais dos estudantes. Na UEI Mário Negócio, localizada entre os bairros Santo Antônio e Abolição I, que atende 87 alunos em dois turnos, a distribuição está sendo feita com cumprimento das medidas de distancimaneto social para evitar aglomerações.

“Nós dividimos em etapas. Temos na UEI cinco turmas: berçário, maternal I matutino e vespertino, maternal II matutino e vespertino. Então nós dividimos por horário. O berçário foi comunicado através dos grupos de whatsapp que as professoras tem contatos e a escola também para que eles pudessem vim a escola. Estar fluindo bem, temos uma boa participação. Foi feito esse cronograma de entrega, mas está dando certo”, explicou a gestora da UEI Mário Negócio, Shirley Vidal.

O agricultor José Arlindo é pai de uma das crianças atendidas na UEI Mário Negócio. Ele destacou a importância da distribuição dos kits de alimentos nesse período de pandemia que impactou as vidas das famílias.

“Acho uma boa ideia. Em todo canto os seres humanos estão precisando, principalmente os pobres estão precisando. Eu gostei bastante. Muito difícil com essa pandemia agora, o que vir serve. Se der um quilo de arroz e um quilo de feijão já ajuda, eu penso dessa maneira”, disse o agricultor.

Agricultor José Arlindo destacou que a ajuda nesse momento de pandemia é muito importante (Foto: Allan Phablo/PMM)

O planejamento da Secretaria Municipal de Educação prevê que até dia o 30 deste mês irá ser concluído o transporte dos kits para 39 UEIs de todas as zonas do município. Ao todo, 6.076 alunos das UEIs receberão kits de alimentos nas Unidades de Educação Infantil.

O kit contêm alimentos industrializados e os produtos da Agricultura Familiar, dentre os itens, batata-doce, macaxeira e polpa de frutas. A compra de produtos da Agricultura Familiar cumpre com o mínimo de 30% exigido por lei. Os produtos foram produzidos pelos agricultores e agricultoras de duas cooperativas: Cooperativa de Desenvolvimento Agroindustrial Potiguar (Coodap) e Cooperativa de Agricultores e Agricultoras de Mossoró e Região (COOAFAM).

Já as escolas municipais adquirem os itens alimentícios com fornecedores na modalidade de compra direta. Os gestores já foram orientados pela equipe da merenda escolar como proceder com a entrega e também distribuirão os kits de alimentícios.

Tags:
Anterior Próximo