sexta-feira - 26/03/2021

Covid-19: Prefeitura realiza trabalho de orientação em estabelecimentos

Por: Solange Santos

A Vigilância em Saúde, Guarda Civil Municipal e a Gerência de Trânsito continuam fiscalizando e orientando os estabelecimentos comerciais sobre a importância das medidas de biossegurança para conter a propagação do Coronavírus.

Somente os estabelecimentos considerados essenciais pelo governo do estado, podem funcionar. Porém, os protocolos sanitários devem ser seguidos a fim de conter a disseminação do vírus. Os restaurantes podem funcionar somente com delivery ou take away.

“Estamos orientando os estabelecimentos comerciais para que sigam à risca os protocolos sanitários. É muito importante a ajuda da população. É um momento muito crítico, estamos fiscalizando e passando as orientações sobre os cuidados que devem ter para evitar o contágio”, relatou Ivaneuma Fernandes, diretora da Vigilância em Saúde.

A Guarda Civil Municipal faz o acompanhamento das equipes da vigilância, também orienta os estabelecimentos sobre as medidas de prevenção ao coronavírus que devem ser seguidas.

“Hoje, a GCM e a equipe de trânsito tem um trabalho integrado com as forças de segurança do Governo do Estado. Estamos trabalhando em conjunto dando suporte à vigilância, com um único objetivo: salvar vidas”, disse Cledinilson Oliveira, secretário de segurança.

As equipes realizam diariamente visitas aos estabelecimentos essenciais, verificando se estão obedecendo as normas de segurança como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento.

“Fazemos o acompanhamento, observando o comportamento dos estabelecimentos essenciais. O uso de máscara é obrigatório para os funcionários e clientes, no caso dos estabelecimentos considerados essenciais, como supermercados. Os restaurantes que estão funcionando para entrega, devem manter todos os protocolos sanitários. Seus colaboradores deverão está utilizando máscara, cobrindo boca e nariz durante seu expediente. Estamos fiscalizando isso”, lembrou Ivaneuma.

A diretora ainda faz um alerta para os estabelecimentos considerados não essenciais. “Os estabelecimentos não essenciais não podem abrir, como está determinando o decreto do governo do estado. É fundamental a compreensão da população sobre esse momento que vive nosso município”, finalizou Ivaneuma.

Ivaneuma Fernandes, diretora da Vigilância em Saúde. | Foto: Wilson Moreno