sexta-feira - 23/09/2022

Alunos da Rede Municipal medalhistas da 16ª OBMEP recebem premiação em Natal

Por: Maricelio Almeida

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Mossoró que conquistaram medalhas de bronze na 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2021, receberam a premiação na tarde desta sexta-feira (23), em cerimônia regional realizada em Natal. A conquista foi celebrada pelos três estudantes vencedores, sendo dois de escolas da zona rural.

“A medalha representa o nosso esforço em relação à disciplina de matemática. Estou muito feliz e animado. É a primeira vez que conquisto essa premiação”, disse Kaio César, aluno da Escola Vereador José Bernardo, localizada na comunidade rural de Passagem de Pedra.

“Foi uma surpresa. A primeira coisa que fiz foi avisar a minha família, porque não é uma vitória só minha, mas de todos. É uma honra trazer a primeira medalha para a minha escola. Queremos trazer mais”, complementou Pedro Henrique, estudante da Escola Ricardo Vieira do Couto, instalada na comunidade do Jucuri. Também recebeu medalha de bronze a aluna Carla Stephanie Pimenta, da Escola Antônio Fagundes.

Além das medalhas de bronze, a Rede Municipal de Ensino de Mossoró teve ainda 19 alunos contemplados com menções honrosas e dois professores premiados, Adeilson Mendes e Jozelita Silva, das escolas Vereador José Bernardo e Antônio Fagundes, respectivamente, unidades que também foram premiadas.

“A gente fica muito feliz. É uma satisfação enorme para o professor de matemática saber que o seu aluno foi medalhista na OBMEP, uma competição nacional. Ver a felicidade do aluno é muito gratificante. Esse resultado também é uma motivação para os demais alunos, uma vez que a gente já observa um olhar diferente para a olimpíada. Os estudantes estão com uma outra perspectiva da competição. Estou muito realizado enquanto professor”, pontuou Adeilson Mendes.

O professor Alderi Batista, da Escola Ricardo Vieira do Couto, também comemorou o resultado obtido pelo aluno da unidade. “Para mim é uma honra vê-lo participando dessa competição e sendo contemplando com uma medalha, fruto do que foi produzido no ambiente da nossa escola. Isso nos traz muito orgulho. A OBMEP é uma das ferramentas que contribuem para a formação do aluno, por isso estamos sempre incentivando a participação dos nossos estudantes. Vamos continuar com esse trabalho”, comentou.

O coordenador dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SME), Alexandre Andrade, ressalta a importância do resultado alcançado pela Rede. “É uma conquista muito representativa, porque o resultado é fruto do trabalho realizado em 2021, enquanto estávamos com aulas remotas ainda. Mesmo nesse contexto, conseguimos desenvolver um trabalho que culminou com as medalhas e as menções honrosas”, afirmou.

Secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar destacou o empenho dos professores nesse processo e também parabenizou os alunos e as escolas pelo resultado. “Cada conquista é muita significativa para nós, especialmente se nós considerarmos que essas crianças fizeram as provas da olimpíada no ano passado, em plena pandemia, num contexto de aulas remotas, e as avaliações foram presenciais”, relatou, acrescentando:

“É uma vitória que ganha um significado ainda maior, porque mostra o resultado de um trabalho sério, um trabalho organizado pela Secretaria Municipal de Educação, mas, principalmente, reforça a dedicação dessas crianças e dos professores orientadores, que eu volto a destacar: os professores foram grandes heróis nessa pandemia”, concluiu.

SOBRE A OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais estimular e promover o estudo da matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade e identificar jovens talentos, incentivando seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas.