sexta-feira - 23/09/2022
Alunos da Rede Municipal medalhistas da 16ª OBMEP recebem premiação em Natal
Por: Maricelio Almeida
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Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Mossoró que conquistaram medalhas de bronze na 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2021, receberam a premiação na tarde desta sexta-feira (23), em cerimônia regional realizada em Natal. A conquista foi celebrada pelos três estudantes vencedores, sendo dois de escolas da zona rural.
“A medalha representa o nosso esforço em relação à disciplina de matemática. Estou muito feliz e animado. É a primeira vez que conquisto essa premiação”, disse Kaio César, aluno da Escola Vereador José Bernardo, localizada na comunidade rural de Passagem de Pedra.
“Foi uma surpresa. A primeira coisa que fiz foi avisar a minha família, porque não é uma vitória só minha, mas de todos. É uma honra trazer a primeira medalha para a minha escola. Queremos trazer mais”, complementou Pedro Henrique, estudante da Escola Ricardo Vieira do Couto, instalada na comunidade do Jucuri. Também recebeu medalha de bronze a aluna Carla Stephanie Pimenta, da Escola Antônio Fagundes.
Além das medalhas de bronze, a Rede Municipal de Ensino de Mossoró teve ainda 19 alunos contemplados com menções honrosas e dois professores premiados, Adeilson Mendes e Jozelita Silva, das escolas Vereador José Bernardo e Antônio Fagundes, respectivamente, unidades que também foram premiadas.
“A gente fica muito feliz. É uma satisfação enorme para o professor de matemática saber que o seu aluno foi medalhista na OBMEP, uma competição nacional. Ver a felicidade do aluno é muito gratificante. Esse resultado também é uma motivação para os demais alunos, uma vez que a gente já observa um olhar diferente para a olimpíada. Os estudantes estão com uma outra perspectiva da competição. Estou muito realizado enquanto professor”, pontuou Adeilson Mendes.
O professor Alderi Batista, da Escola Ricardo Vieira do Couto, também comemorou o resultado obtido pelo aluno da unidade. “Para mim é uma honra vê-lo participando dessa competição e sendo contemplando com uma medalha, fruto do que foi produzido no ambiente da nossa escola. Isso nos traz muito orgulho. A OBMEP é uma das ferramentas que contribuem para a formação do aluno, por isso estamos sempre incentivando a participação dos nossos estudantes. Vamos continuar com esse trabalho”, comentou.
O coordenador dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (SME), Alexandre Andrade, ressalta a importância do resultado alcançado pela Rede. “É uma conquista muito representativa, porque o resultado é fruto do trabalho realizado em 2021, enquanto estávamos com aulas remotas ainda. Mesmo nesse contexto, conseguimos desenvolver um trabalho que culminou com as medalhas e as menções honrosas”, afirmou.
Secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar destacou o empenho dos professores nesse processo e também parabenizou os alunos e as escolas pelo resultado. “Cada conquista é muita significativa para nós, especialmente se nós considerarmos que essas crianças fizeram as provas da olimpíada no ano passado, em plena pandemia, num contexto de aulas remotas, e as avaliações foram presenciais”, relatou, acrescentando:
“É uma vitória que ganha um significado ainda maior, porque mostra o resultado de um trabalho sério, um trabalho organizado pela Secretaria Municipal de Educação, mas, principalmente, reforça a dedicação dessas crianças e dos professores orientadores, que eu volto a destacar: os professores foram grandes heróis nessa pandemia”, concluiu.
SOBRE A OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais estimular e promover o estudo da matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade e identificar jovens talentos, incentivando seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas.