quinta-feira - 02/04/2020

Ações de voluntários se destacam na rede de apoio de prevenção e combate a COVID-19

Em meio ao período da pandemia do Novo Coronavírus em todo mundo, as ações de voluntariado estão se multiplicando e em Mossoró não está sendo diferente. Um grupo de empresários do ramo de impressões gráficas desenvolveram um modelo de protetor facial que tem como objetivo proteger aqueles profissionais de saúde que trabalham na linha frente no atendimento aos casos suspeitos da COVID-19.

Chamada de Face Shield, a máscara protege todo o rosto. Ela é produzida com uma impressora 3D e está sendo distribuída gratuitamente pelos proprietários de empresas mossoroenses, a Size3d e a Creatoris Mater Gráfica. “Eu comecei produzindo para uns sobrinhos meus que trabalham na área médica e depois fomos recebendo mais pedidos e assim a produção foi aumentando. Repassamos o modelo criado para outros do grupo e até instituições públicas estão usando o nosso modelo para produzir as máscaras”, disse Berillo Loia, proprietário de uma das empresas.

Todas as máscaras produzidas são direcionadas para doações em hospitais, Samu, Unidades de Pronto Atendimento e também Unidades Básicas de Saúde. Até esta quinta-feira, 02, eles produziram mais de 400 protetores e mais de 1500 encomendas. “Nosso telefone não para, muita gente pedindo, mas hoje tudo que estamos produzindo é direcionado para doação para esses profissionais”, falou Renata Correia, desenhista gráfica e proprietária de uma das gráficas.

A vice-prefeita Nayara Gadelha está acompanhando os voluntários auxiliando na entrega das máscaras e também com o material. Para ela trabalhos como esse somam forças na prevenção e proteção dos profissionais da saúde. “Esse trabalho aqui é a prova que a união faz a força. Essas máscaras vão ajudar na proteção dos nossos profissionais, aqueles que estão na linha de frente lidando com os pacientes. Quem quiser ajudar pode entrar em contato com a gente”, disse Nayara.

Para dar continuidade a produção das máscaras os empresários precisam de ajuda com doações de material que são: olhas de acetato grosso, filamentos (ABS e PLA), elásticos (largura de 24mm) e sacos plásticos (37,5x45cm). O contato pode ser realizado através dos telefones: 98833-0762 e 98873-3227. “Já conseguimos mais duas impressoras 3D e também doações de materiais. Ainda precisamos de ajuda porque a gente não sabe até quando essa pandemia vai durar e queremos dar continuidade a esse projeto”, explicou Berillo.

Comissão Municipal da Solidariedade

A produção das máscaras é uma das ações voluntárias da cidade. Através da Comissão Municipal da Solidariedade, o município já recebeu diversas doações direcionadas ao abrigo das pessoas em situação de rua e também para hospitais, UPAs e UBS. Diversas empresas do ramo de supermercados, universidades e pessoas físicas realizaram suas doações e assim auxiliam o poder público no combate a propagação do coronavírus.

Para aquelas pessoas físicas, organizações da sociedade civil, empresas, associações, instituições e demais pessoas jurídicas e entes despersonalizados, que queiram e possam contribuir ou colaborar no enfrentamento da pandemia do coronavírus COVID19 no Município de Mossoró, pode entrar em contato com a Comissão Municipal de Solidariedade, através dos telefones 9 8604-3844 (Desenvolvimento Social) e 9 8848-8389 (Saúde).