segunda-feira - 13/04/2020
Ação leva orientações sobre arboviroses e covid-19 às comunidades rurais
Por: Comunicação
Um trabalho desenvolvido entre as Secretarias Saúde e de Agricultura levou à comunidade rural de São Romão, na divisa com o Estado do Ceará, orientações sobre os cuidados com as arboviroses e com o coronavírus. A ação teve participação das agentes de saúde da comunidade e localidades vizinhas e dos técnicos da Secretaria de Agricultura.
A agente de saúde da comunidade, Diana da Silva, esteve à frente da ação e falou sobre a importância do trabalho. “Aqui especificamente é a unidade 152, que é a que atende à comunidade de São Romão. Nós temos hoje quatro casos de dengue confirmados aqui e outros notificados. Nosso trabalho neste sentido é contínuo. Fizemos um trabalho de orientação, de conscientização e esperamos que a comunidade faça a parte dela”, disse.
A coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Tereza Cristina, destacou que a ação em parceria com a Secretaria de Agricultura é no sentido de somar esforços para conscientizar a população. “Cada um tem sua parte nessa luta. As pessoas têm que manter seus quintais limpos, evitar água parada, manter os reservatórios de água bem tampados, para evitar a proliferação do aedes aegypti”, frisou.
O secretário de Agricultura, Jean Carlos Vieira, participou da ação e falou sobre a realidade da comunidade. “Encontramos muitas cisternas abertas, com tampas danificadas, com orifícios que facilitam a entrada do mosquito. Fizemos as orientações necessárias e esperamos que as pessoas se conscientizem e façam a sua parte”, afirmou.
A ação percorre as comunidades de casa em casa, sem que os agentes ou os técnicos precisem entrar de forma aglomerada nas residências, pois as orientações são levadas através de carro de som. A ação segue até a próxima sexta-feira e deve ocorrer também nas comunidades de Pau Branco e Oziel Alves.