sábado - 18/05/2024

18 de maio: mobilização reforça importância do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró realizou na manhã deste sábado, 18 de maio, uma mobilização na Praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax), Centro, reforçando a importância do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A atividade integra a programação do “Maio Laranja” e contou também com a participação dos alunos do programa “Jovem do Futuro”.

“A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, com outros parceiros, realiza essa campanha, e hoje, ‘Dia D’, estamos aqui na Praça do Pax, com uma blitz educativa para mostrar à população, principalmente, os canais de denúncia e atendimento de crianças, adolescentes e famílias que sofrem violência”, pontuou a gerente de Proteção Social Especial da Semasc, Priscila Martins.

Priscila Martins

Na Praça Rodolfo Fernandes foram expostas faixas, distribuídos panfletos e realizada blitz abordando a temática do 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Tutelar e Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) também marcaram presença, além de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“Hoje a gente está aqui para conscientizar a população sobre a importância da campanha ‘Maio Laranja’, para difundir a ideia do combate ao abuso e à exploração sexual. A OAB, em parceria com o município de Mossoró, vem difundindo várias campanhas de conscientização”, afirmou a advogada Lara Costa, presidente da Comissão de Assistência à Criança, ao Adolescente e Idoso da OAB Mossoró.

Jennifer Jemayma, conselheira tutelar da 34ª Zona, também reforça a importância da campanha. “Nosso papel nesse momento é de orientar e conscientizar toda a sociedade sobre a importância da campanha, de se falar sobre o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Temos um mês de várias ações nas escolas, nos CRASs, e gostamos sempre de frisar que todas as denúncias relacionadas a qualquer direito violado são anônimas. Existe um número nacional, o Disque 100”, afirmou.

Jennifer Jemayma

“Jovem do Futuro”

Como atividade integrante das aulas de cidadania do “Jovem do Futuro”, alunos do programa participaram da mobilização, não apenas na Praça Rodolfo Fernandes, mas em diversos outros pontos da cidade. “É muito importante nós enfatizarmos essa questão, principalmente com os nossos jovens, que são o nosso futuro”, apontou Maria Eduarda Rodrigues, monitora do Polo Piquiri.

Maria Eduarda Rodrigues

“O 18 de maio é muito importante. Nessa panfletagem, a gente pode informar as pessoas sobre como realizar a denúncia, caso elas conheçam alguém que está passando por isso”, destacou o jovem Gildevan Clementino, acrescentando:

“O ‘Jovem de Futuro’ para mim está sendo ótimo. Tanto que agora sei investir meu dinheiro, sei mais sobre minha profissão, porque tem um curso específico sobre ela, que é a Mecânica”, disse.

A aluna Gabrielly Nunes também relata a importância da iniciativa da Prefeitura de Mossoró. “Participar do programa ‘Jovem do Futuro’ tem sido uma experiência única, por proporcionar eu me encontrar, antes de sair do Ensino Médio, para entrar no mercado de trabalho, sabendo realmente o que eu quero e o que eu necessito”, concluiu.