sábado - 18/05/2024

“Dia D” disponibiliza vacina contra gripe, dengue e febre amarela à população

Por: Maricelio Almeida

A Prefeitura de Mossoró está realizando neste sábado (18) mais um “Dia D” de vacinação. Estão sendo disponibilizadas à população imunizantes contra Influenza, febre amarela e dengue em diferentes pontos. A aplicação das vacinas começou às 7h e segue até as 12h, 16h e 18h, a depender do local.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Edgard Burlamaqui (Centro Clínico Evangélico); Dr. Lucas Benjamin; Dr. Cid Salem; Dr. José Leão; Marcos Raimundo Costa; Vereador Lahyre Rosado e Escola Estadual Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, a vacinação termina às 12h. Já nas UBSs Maria Soares da Costa e Dr. Chico Costa o funcionamento será até as 16h. No Partage Shopping, o público pode se vacinar até as 18h.

A vacina contra Influenza está liberada para todos acima de seis meses. O imunizante contra febre amarela é voltado para aquelas pessoas de nove meses a 59 anos. Já a proteção contra a dengue tem como público prioritário crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Morgana Dantas, secretária de Saúde

“Mais um ‘Dia D’ e a gente convida a população a comparecer para colocar em dia sua dose da vacina contra a febre amarela, Influenza e ainda dengue para o público-alvo de 10 a 14 anos. Durante toda a semana, quem não conseguir vir no sábado, pode procurar uma de nossas UBSs”, explicou a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas.

O casal Maria do Carmo e Gilvan Ferreira aproveitou a manhã deste sábado (18) para atualizar o seu esquema vacinal, na UBS Dr. Chico Costa, localizada ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Santo Antônio.

Maria do Carmo e Gilvan Ferreira

“É muito importante, porque é uma prevenção. Eu não sei até porque tanta resistência de grande parte da população em não querer tomar as vacinas. Desde a década de 1970 até agora, muitas doenças foram praticamente extintas, como o sarampo, varíola, por conta dos imunizantes. Digo então que venham, porque eu já tomei todas”, afirmou Gilvan Ferreira.

“As pessoas deixam de vir porque há muitas fake news, dizem que não serve de nada, por que como tem vacina e o povo adoece? Gente, pelo amor de Deus, quando vem, é fraca, uma gripe fraca. Quem não toma vacina, a gripe é complicada”, alertou Maria do Carmo.

Jânia da Silva

A aposentada Jânia da Silva também fez questão de se proteger, mais uma vez, contra a gripe. Ela elogiou o atendimento recebido na UBS Dr. Chico Costa. “Gostei demais, foi excelente. Fui bem atendida, deu tudo certo. Às vezes eu me descuido, venho atrasada, mas estou aqui. É importante para valorizar a nossa vida, concluiu.