terça-feira - 05/12/2023

XII Festival de Arte e Cultura da Escola Raimundo Fernandes aborda o tema “Cultura de paz”

Por: Maricelio Almeida

Com a proximidade do fim do ano letivo, as unidades de ensino da Rede Municipal de Mossoró têm promovido atividades externas que reúnem toda a comunidade escolar. A Escola Municipal Raimundo Fernandes, por exemplo, realizou na noite desta segunda-feira (4) o seu XII Festival de Arte e Cultura, no Teatro Dix-huit Rosado. Aproximadamente 280 crianças, de 7 a 11 anos, participaram do evento, que abordou o tema “Cultura de paz: educação para um mundo melhor”.

A apresentação desta segunda-feira foi a culminância de um trabalho realizado ao longo de todo o ano, como destaca a professora Adnélia Cabral. “Abordamos a cultura de paz interdisciplinarmente, enfatizando a sua importância, para que esse tema seja valorizado e gradualmente as crianças possam compreender, internalizar princípios e valores necessários para poderem viver de uma forma mais saudável, mais justa, respeitando a diversidade e também procurando estar em paz dentro de suas famílias”, afirmou a docente.

Adnélia Cabral

Segundo a diretora da escola, Márcia Fernandes, o tema escolhido para o XII Festival de Arte e Cultura tem relação também com o trabalho realizado pelo Programa de Escolas Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). “Esse ano fomos agraciados com o selo do Programa de Escolas Associadas da Unesco. O festival é a culminância do projeto que a gente faz durante todo o ano, trabalhando a cultura e a arte com os alunos, juntamente com esse projeto da Unesco. É de grande importância para os alunos vivenciarem tudo isso”, relatou.

Márcia Fernandes

Para Mitcy Girlane, mãe de Maria Yuli, a participação dos alunos em atividades culturais contribui significativamente para a educação deles. “Essas apresentações são muito importantes para a nossa educação. Estudei na Escola Raimundo Fernandes, há 40 anos, e agora minha filha é aluna, e eu vejo todas as melhorias que não tinha na minha época, hoje as salas têm ar-condicionado, as crianças são bem tratadas, têm uma humanização melhor. É muito gratificante, como mãe, ver que minha filha usufrui na escola de muitas coisas que eu não tive na minha época. A Prefeitura está de parabéns”, pontuou.

A satisfação com a escola também é destacada por Danilo Almeida, padrasto de Maria Yuli. “Quando vou deixar e buscar Maria na escola, eu vejo que a unidade é muito correta, nesse sentido de aprendizado, no cuidado, no tratamento com as crianças.  Isso é muito importante para a criação e o crescimento dela”, enfatizou.

Danilo Almeida, Mitcy Girlane e Maria Yuli

Avó do pequeno Davi Luiz, Patrícia Regina declara que a escola realiza um excelente trabalho com os alunos. “Acho muito importante que meu neto participe do evento da escola. Muito boa a oportunidade que a Prefeitura dá aos alunos de se apresentarem aqui no teatro. Para mim, a escola faz um trabalho ótimo com os alunos”, comentou.

Patrícia Regina e Davi Luiz

Para as crianças, o sentimento foi de alegria durante a apresentação no XII Festival de Arte e Cultura da Escola Municipal Raimundo Fernandes. “Estou me sentindo uma artista, amando muito tudo isso. Nos divertimos nos ensaios”, contou Maria Yuli. “Estou muito feliz com a apresentação. A gente ensaiou bastante, o professor é bem legal e não foi difícil aprender a coreografia”, complementou Sofia Bernardo. Tia de Sofia, Juliane Bernardo ressalta a relevância do evento para os alunos: “Eu acho muito importante, porque ajuda a desenvolver o aprendizado e trabalha também a questão da timidez das crianças”, concluiu.

Juliane e Sofia Bernardo