sábado - 14/12/2019

Voluntários da Defesa Civil garantem segurança de milhares de fiéis na Procissão de Santa Luzia

A Defesa Civil da Prefeitura de Mossoró garantiu a segurança de centenas de fiéis que participaram da Procissão de Santa Luzia nesta sexta-feira (13). Foram 220 voluntários capacitados pela Defesa Civil para realizar um trabalho preventivo visando evitar qualquer transtorno em 24 pontos de atendimentos, sendo quatro fixos e 20 móveis espalhados pelo trecho da procissão. A Defesa Civil ainda distribuiu gratuitamente água mineral aos fiéis que passaram pelos pontos fixos, que estavam localizados no Posto Planalto, Hotel Villa Oeste, Hotel Sabino Palace e Arte da Terra.

“Este ano foi feito um trabalho preventivo pela equipe e voluntários da Defesa Civil. Nossas equipes estavam equipadas com radio comunicação, padiolas, todos os voluntários identificados, com bandeiras elevadas para facilitar a identificação da localização. Escalamos equipes para ficarem nas passagens das pontes, porque são pontos críticos uma vez que passaram mais de 150 mil pessoas que vinham de ruas mais largas e se estreitavam durante a passagem da ponte. Houve um trabalho fundamenta nessas pontes para evitar quedas de crianças, jovens e idosos.”, explica o coordenador da Defesa Civil Osnildo Medeiros.

A Procissão de Santa Luzia foi considera tranquila pela Defesa Civil uma vez que, preliminarmente, apenas foram registrados 21 atendimentos durante todo o trecho da procissão. A Defesa Civil ainda contou com a parceria da da Cruz Vermelha do Brasil nos atendimentos.

A enfermeira Luana Costa, de 24 anos, natural do Ceará, foi uma das voluntárias da Defesa Civil. “Como enfermeira a gente tem esse espírito de querer ajudar. Fui pelo instinto, pela vontade e por realmente querer ajudar as pessoas. O sentimento que tenho por estar aqui hoje é de humildade, é o que faz com que a gente procure ajudar as pessoas. É ver uma vítima e você poder ajudar. Isso faz que o nosso trabalho fique mais satisfatório.”, afirmou Luana que mora em Mossoró há 4 meses.

Fernanda Gomes, 23 anos, recém-formada em enfermagem pela UERN, natural de Antônio Martins, mas está em Mossoró há 6 anos, falou do sentimento de fazer parte de um evento tão grandioso como a procissão de Santa Luzia. “É uma forma de prestar um serviço para essa cidade que me acolheu tão bem e uma forma também de aprender um pouco mais sobre a cultura mossoroense. O povo daqui tem muita fé e é muito importante que a gente traga essa segurança para que eles possam ir e voltar da procissão com segurança.”, destacou a recém graduada pela UERN.

O voluntário mossoroense Francisco Canindé Ferreira, de 37 anos, motorista carreteiro fez questão de também ser voluntário. “Estou aqui como voluntário da Defesa Civil pra ajudar e melhorar na condução da Procissão de Santa Luzia 2019. Estou terminando um curso de socorrista e vim para já ser socorrista e ajudar o próximo.”, disse o motorista.