sábado - 14/12/2019

Ônibus circulam com tarifa social no Dia de Santa Luzia; transporte foi utilizado por milhares de fiéis

O transporte coletivo de Mossoró foi decisivo para mobilidade de milhares de fiéis que participaram da procissão de Santa Luzia, nesta sexta-feira (13). Em operação especial no feriado, 27 ônibus circularam de várias regiões da cidade para a região do Mosteiro de Santa Clara, bairro Dom Jaime Câmara, início do evento e, aos bairros, após o encerramento. Ao todo, mais de 6 mil pessoas foram transportadas durante o feriado religioso.

Para ampliar o atendimento, o serviço, que funcionou das 14h às 22h, ofereceu tarifa social, no valor de R$ 2,00 (tarifa integral é R$ 3,30), o que tornou o ônibus ainda mais atrativo diante dos demais modais que operaram durante a procissão.

A medida atraiu passageiros que não costumam utilizar o ônibus como meio de transporte. É o caso de Cleide Leandro da Silva, moradora do conjunto Abolição IV, que ao lado de outros três familiares, foi e voltou da procissão de ônibus. “O ônibus foi muito importante para muita gente e o valor ajudou bastante. Tanto que eu me juntei com mais três pessoas e viemos e voltamos de ônibus”, detalha a passageira.

A operação resultou de parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria de Segurança pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (Sesem) e a concessionária do serviço, Cidade do Sol. Contou com o apoio, também, da Diocese de Mossoró, que divulgou o serviço junto aos fiéis.

De acordo com o secretário da pasta, Sócrates Vieira, a iniciativa de adotar uma tarifa social para a data incrementou o público. “A ideia de adotar um valor reduzido para o transporte coletivo no feriado possibilitou um aumento no público que utilizou os ônibus na data religiosa. A nossa intenção é oferecer um serviço de qualidade, permitindo que o usuário de baixa renda possa se deslocar e ter facilidade no acesso”, informa.

*Ampliação*

A procura surpreendeu a organização. Tanto que a empresa precisou ampliar a quantidade de ônibus para atender a demanda especial. De acordo com a direção da Cidade do Sol, a ordem de serviço junto à Sesem determinava a circulação de 17 veículos no evento.

“A OS (Ordem do Serviço) para a operação autorizava 17 ônibus, mas tivemos que colocar ao todo 27 veículos, entre ônibus e microônibus, no decorrer do projeto, diante da demanda, transportando 6.700 passageiros. O resultado foi bem positivo”, avalia o diretor da Cidade do Sol, Waldemar Araújo, que elogia a estratégia conjunta.

Ele destaca o apoio da Prefeitura, com o trabalho dos agentes de trânsito e outras equipes da secretaria. “Foi um esforço conjunto muito produtivo, com atuação importante dos agentes e da secretaria como um todo. Também agradecemos à Diocese pelo apoio e aos passageiros, que priorizaram o transporte coletivo e ajudaram na mobilidade urbana”, reconhece.