segunda-feira - 04/05/2026
Volume acumulado de chuvas nos primeiros dias de maio ultrapassa o esperado para o mês
Por: Edinaldo Moreno
Relatório pluviométrico parcial divulgado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) mostra que o volume acumulado de chuvas nestes quatro primeiros dias de maio é maior do que o esperado para todo o mês.
Conforme o balanço parcial, de 1º a 4 de maio, o acumulado de chuvas na zona urbana do município atingiu 107,6 milímetros. O volume esperado para todo o mês de maio é de 104,8 mm. O desvio positivo é de 2,8 milímetros, correspondendo a que já choveu 2,6% mais do que o volume esperado para este quinto mês do ano de 2026.
A leitura pluviométrica é realizada a cada 24 horas. Das 7h do dia 1º de maio até o mesmo horário do dia seguinte, houve o registro de 36,8 milímetros de chuvas. Já no mesmo período do dia 2 para o dia 3, o pluviômetro automático registrou 25,4 mm, enquanto que do dia 3 para o dia 4 o volume acumulado foi de 44,4 milímetros.
VOLUME ACUMULADO - 107,6 mm
VOLUME ESPERADO - 104.8 mm
Desvio Positivo - 2,8 mm
Fonte: SEADRU/EMPARN