quinta-feira - 19/03/2020
Vigilância Sanitária leva orientações a estabelecimentos sobre novo coronavírus
Por: Comunicação
Os fiscais da Vigilância Sanitária de Mossoró iniciaram nesta semana uma atividade diferente. Ao invés da tradicional fiscalização com abordagem a bares, lanchonetes, restaurantes, etc., sobre a questão sanitária, a ação teve também o objetivo de identificar e orientar as aglomerações de pessoas, além de verificar e orientar sobre questões como prevenção, desinfecção e o que o estabelecimento pode fazer para combater o novo coronavírus.
De acordo com Paula Escóssia, coordenadora da Vigilância Sanitária, após reunião com a Secretária de Saúde, diretora da Vigilância em Saúde, membros do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), coordenadora da Vigilância Sanitária e fiscais da Vigilância Sanitária, em busca de estratégias visando combater o corona vírus, foi acertado que uma das estratégias seria a mudança do foco da fiscalização que é exercida pela Vigilância Sanitária.
Na noite desta quarta-feira, 18, foram visitadas várias lojas no Partage Shopping. Todas receberam recomendações inclusive a a0dministração do local. “Depois fomos a um bingo, onde o proprietário recebeu todas as orientações e nos deu um espaço para falarmos sobre a doença e da importância de seguir as orientações que estão sendo divulgadas, para diminuirmos o contágio quando chegar no nosso município”, explicou Paula Escóssia.
Segundo ela, essa é apenas uma estratégia. “Outras já estão sendo analisadas para que possamos colocar em prática. Precisamos ter consciência e fazer nossa parte. A população precisa fazer sua parte. Só assim conseguiremos frear o avanço e a propagação da doença, evitando dessa forma que surjam vários casos de uma só vez tornando o sistema de Saúde e todos outros um caos”, concluiu.