terça-feira - 07/04/2020

Vigilância Sanitária informa sobre o trabalho de fiscalização e orientação

A Vigilância Sanitária continua atuante para garantir o cumprimento das determinações do Decreto 5.647 publicado pela Prefeitura Municipal de Mossoró, que prorroga o fechamento do comércio não essencial até o dia 13 de abril, além das demais medidas temporárias de prevenção, controle e enfrentamento ao contágio pelo novo coronavírus (COVID-19).

De acordo com Paula Escóssia, coordenadora da Vigilância Sanitária do município, a fiscalização está todo dia na rua, visitando diversos locais da cidade, incluindo estabelecimentos comerciais e equipamentos públicos. “Agora estamos capacitando outras secretarias para poderem estar na rua e ajudar nesse momento”, complementa.

A responsável pelo setor de fiscalização, explica que mesmo com todas as orientações dadas nesse período de combate à pandemia do novo coronavírus, as pessoas parecem não estar acreditando na gravidade da doença e continuam saído de casa, promovendo aglomerações em estabelecimentos comerciais, residências, e locais públicos.  “A população também precisa se conscientizar e fazer sua parte, atendendo as orientações das autoridades, saindo de casa somente para realizar atividades de extrema necessidade, evitando aglomerações, de acordo com as orientações sanitárias e adotando os cuidados de higiene amplamente divulgados”.

Paula Escóssia esclarece que nos casos denunciados sobre aglomerações em filas de bancos, casas lotéricas, supermercados e outros locais, esses tem o dever de organizar o fluxo de pessoas não só no seu interior, assim como nas filas que se formam do lado de fora. “Serão  emitidos comunicados a estas instituições, cobrando que eles cumpram o que determina o Decreto e caso não aconteça estarão sujeitos as penalidades”.

Para o trabalho de orientação, feito por meio de denúncia e também pela rotina de fiscalização, a Vigilância conta com o apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar.