quinta-feira - 24/01/2019

Vigilância em Saúde reúne líderes comunitários para multiplicarem ações de combate às arboviroses

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Saúde, reuniu nesta quinta-feira (24) mais de 10 líderes comunitários e associações para estimulá-los a intensificarem o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, zika e chikungunya. Durante o encontro, os técnicos da Vigilância apresentaram as principais metas, ações e a preocupação que a Saúde tem em combater às arboviroses. Também reforçaram a necessidade dos líderes comunitários e toda população se engajarem no combate ao Aedes. Segundo Teresa Cristina, técnica da Vigilância em Saúde, o grande objetivo de reunir esses líderes era para torná-los multiplicadores de ações que venham a minimizar focos das arboviroses. “Nós temos um grande objetivo de sensibilizar toda população mossoroense com relação ao combate às arboviroses, em especial seu grande vetor que é o Aedes aegypti. Reunimos essas lideranças para que elas sejam multiplicadores de informações em suas comunidades, nos ajudando controle e combate ao Aedes. É preciso que toda comunidade ajude mantendo seus reservatórios fechados e lixos nos locais adequados.”, esclarece Teresa. Socorro Fernandes mora há 45 anos no bairro Baixinha e está como líder comunitária há vários anos. Para ela, essa iniciativa da Secretária de Saúde foi aprovada. “Eu achei que foi uma boa reunião. Nós vamos reunir nossas comunidades e ajudar a Secretaria. Saio comprometida em mobilizar meu bairro para fazer tudo que foi pedido nessa reunião.”, afirmou a líder comunitária. Ainda de acordo com Teresa Cristina os líderes comunitários se mostraram sensibilizados e se comprometeram em ajudar a Saúde Municipal. “Todos eles foram sensíveis à causa e aderiram ao nosso trabalho. Eles vão participar conosco e fazer um cronograma de atividades por bairro, trazer pra gente e nós, como Secretária de Saúde, vamos estar lá contribuindo com essas ações.”, finalizou Teresa. Estiverem presentes líderes comunitários dos bairros Belo Horizonte, Baixinha, Planalto 13 de Maio, Abolição 5, Boa Vista, Aeroporto, Ouro Negro, Santa Júlia, Papoco e Dom Jaime Câmara.