segunda-feira - 19/04/2021

Venezuelanos da etnia Warao começam a ser vacinados nesta segunda-feira

Por: Valéria Persali

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Juventude, começa nesta segunda-feira, 19, a vacinação de venezuelanos da etnia Warao. A imunização ocorrerá a partir das 14 horas no Lar da Criança Pobre, localizado no bairro Barrocas.

Serão vacinados todos os indígenas maiores de 18 anos. Neste primeiro momento 21 venezuelanos desta etnia receberão a dose do imunizante. Ao todo, 64 da etnia Warao residem em Mossoró dos 108 venezuelanos que estão na Capital do Oeste no momento.

Max Holanda, que compõe a equipe de trabalho da Secretaria do Desenvolvimento Social responsável pela acolhida e cuidados dessa população no município, disse que a expectativa é que todos os 21 indígenas sejam vacinados hoje, mesmo alguns resistindo a ideia.

“A expectativa é que todos sejam vacinados hoje (segunda-feira). Isso porque alguns ainda estão resistindo a ideia. Mas acredito que todos os 21 se vacinem”, disse Max Holanda.

A antropóloga Eliane Anselmo, membro do CERAM/RN pela UERN, ressalta que a vacinação é parte da etapa atual do Plano Estadual de Imunização, voltada às populações em situação de vulnerabilidade.

A ação atende à Recomendação nº 04/2021, de 2 de março de 2021, do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Rio Grande do Norte (CERAM/RN), que recomendou aos órgãos estadual e municipais de saúde de Natal e Mossoró a inclusão da população indígena refugiada venezuelana de etnia Warao, como grupo prioritário, assim como os indígenas nacionais, por se encontrarem em situação de maior vulnerabilidade em relação à transmissão do vírus e ao desenvolvimento de complicações graves da COVID-19. Um momento que marca o dia 19 de abril, dia dos povos indígenas e suas lutas.