quarta-feira - 28/09/2022

Veja os momentos marcantes da estreia do Auto da Liberdade 2022

Por: Wesley Duarte

O espetáculo Auto da Liberdade 2022 estreou nesta terça-feira (27), na Estação das Artes Elizeu Ventania. A encenação faz referência aos atos libertários de Mossoró no século XIX e da resistência e bravura de Mossoró no século XX. A cidade foi protagonista do Primeiro Voto Feminino, Abolição dos Escravos cinco anos antes da Lei Áurea, Resistência ao Bando de Lampião em 1927, além do Motim das Mulheres, comandada por Anna Floriano em 1875.

I ATO | Motim das Mulheres - Em 4 de setembro de 1875, cerca de 300 mulheres saíram pelas ruas de Mossoró em protesto contra a obrigatoriedade do Alistamento Militar. À época, protestavam sobre a convocação de seus esposos e filhos para o Exército ou Marinha, as mulheres ocuparam unidades públicas e delegacias, munidas de utensílios domésticos para chamar atenção das autoridades. 

II ATO | Resistência ao Bando de Lampião - Em 1927, a cidade de Mossoró sofreu um grande ataque promovido pelo Bando de Lampião. Os cangaceiros queriam extorquir relevante quantia em espécie do banco e comércio local. Com bravura e resistência, os mossoroenses montaram trincheiras comandada pelo prefeito Rodolfo Fernandes. Mossoró conseguiu vencer a batalha e expulsar o Bando de Lampião. 

 

III ATO | Primeiro Voto Feminino - Mossoró também se torna pioneiro no voto feminino. Em 1927, a professora Celina Guimarães Viana se consolida como a primeira eleitora a participar do sistema democrático do País, se tornando protagonista do processo político brasileiro.

IV ATO | Libertação dos Escravos - Mossoró foi pioneiro na abolição dos escravos. O município fez jus à liberdade aos escravos da cidade em 30 de setembro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea. À data, todos os homens que moravam na cidade estavam livres. 

As apresentações seguem até o dia 29 de setembro na Estação das Artes Elizeu Ventania, com entrada gratuita.

Tags:
Anterior Próximo