quarta-feira - 28/09/2022

Serviços de revitalização avançam em unidades de ensino da Rede Municipal

Por: Maricelio Almeida

Os investimentos realizados pela Prefeitura de Mossoró na infraestrutura da Rede Municipal de Ensino seguem transformando a realidade de escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs), tanto da zona urbana quanto da zona rural. Pelo menos sete equipamentos estão com obras em andamento atualmente.

Passam por processo de revitalização as escolas Vereador José Bernardo (localizada na comunidade Passagem de Pedra), Senador Duarte Filho (conjunto Walfredo Gurgel), Cornélio Barbalho (Riacho Grande) e Francisco França (Córrego Mossoró), além das UEIs Maria da Conceição Vidal (Planalto 13 de Maio) e Maria Dolores Fernandes (Bom Jesus). Já a UEI Proinfância do Papoco está em fase de finalização para entrega em breve.

Os serviços executados nas unidades englobam, entre outras melhorias, revisão elétrica e hidráulica, de cobertura, descupinização, pintura, revisão de esquadria de madeira e de ferro, substituição de portas e obras de acessibilidade. “A gestão municipal tem trabalhado incansavelmente para melhorar a estrutura das unidades de ensino, estrutura essa que encontramos em condições precárias e, em muitos casos, sem qualquer condição de receber dignamente a comunidade escolar”, pontua a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.

Somente este ano, a Prefeitura de Mossoró já entregou 10 unidades de ensino em plenas condições de funcionamento. Equipamentos como as escolas Ricardo Vieira do Couto (Jucuri), Maurício Fernandes da Silva (Centro), Deusdete Cecílio de Araújo (Mulunguzinho), Anexo da Dr. José Gonçalves (Panela do Amaro), Sindicalista Antônio Inácio (Barrinha), Izabel Fernandes (Aeroporto) e José Benjamim (Planalto de 13 de Maio), além das UEIs Alice Dias (Vingt Rosado) e Thereza Fernandes Néo (Santo Antônio) iniciaram/reiniciaram suas atividades, por exemplo, após conclusão de obras que se prolongavam há anos, ou após receberem serviços de revitalização.

Também foi entregue a UEI Neusa Xavier Linhares, instalada no conjunto Nova Mossoró, e construída por meio de Parceria Público-Privada (PPP). Ainda em 2022, foi concluída e inaugurada a quadra de esporte da Escola Maurício de Oliveira. Em 2021, a Prefeitura já havia entregue a UEI Zezinha Gurgel, no bairro Santo Antônio, unidade cujas obras haviam sido iniciadas há mais de uma década. No final do ano passado, o Portal do Saber, no Abolição I, também teve obras de reforma realizadas e concluídas, ampliando o acesso da comunidade à internet.